D        E        S        T        A        Q        U         E        S          


Lançamento da 85ª edição da revista Educação Ambiental em Ação - www.revistaea.org

Muitas vezes nos angustiamos e nos tornamos pessimistas diante alguns acontecimentos, e quando esta angústia nos motiva para fazermos algo, efetivamente - cada um na sua área, no seu campo de atuação, no seu cotidiano - ela passa a ser uma “ferramenta”, ou uma “mola propulsora” para o enfrentamento destas situações adversas.

E é isto o que a revista Educação Ambiental em Ação, no seu 85º exemplar, pretende, mais uma vez, mostrar. Mostrar que as mudanças que queremos ver para um mundo melhor, mais justo, mais fraterno e sustentável, ocorrem através de ações, e que as ações nascem de ideias, de encontros, de discussões, de pesquisas, de observações, de experiências e experimentos, de metodologia e, de muita sensibilidade também.

Encontramos uma frase que nos fez refletir sobre este sentimento: “O pessimismo geral em relação ao futuro guarda estreita relação com o crescente grau de consciência de que a busca do progresso, que se anunciava como vetor da construção de uma utopia de bem-estar e felicidade, revelou-se como ameaça.” (Marcel Bursztyn).  

[...]

Que a nossa revista siga servindo de “Norte”, “Sul”, “Leste”, “Oeste”, como ponto de partida para novas ações e projetos na área da Educação Ambiental e do Meio Ambiente propriamente dito. Que impulsione ações já em andamento, e que juntos possamos seguir acreditando no poder transformador da Educação.

O ano de 2023 nos ensinou muito, e esses aprendizados, em alguns momentos, foram de muito sofrimento diante descobertas e decepções, mas não superam os momentos maravilhosos que tivemos.

Graças a esse aprendizado intenso, passamos a enxergar a vida de forma diferente e nos sentimos mais fortes e mais confiantes ainda de que o mundo não é feito somente de materialidade e do que ele aparenta.

Aprendemos que o nosso maior problema nos relacionamentos, de quaisquer instâncias, são as conclusões precipitadas que temos ao julgar as atitudes dos outros, e que isso é o maior provocador de rupturas que pode existir.

Também aprendemos que a bondade pode ser facilmente confundida com interesse, mas afinal de contas, a bondade não precisa ser explicada aos que têm essa visão errônea, até por que nenhuma palavra seria suficiente para explicá-la àqueles que a definem como troca de favores.

E esse aprendizado vale para confirmar que cada pequena e boa atitude tem o seu valor transformador, e agradecemos a cada um que, conscientemente, busca sensibilizar o mundo sobre o valor maior de todos que é a vida, preservando-a com o cuidado incondicional por amor ao Planeta Terra.

Que este Natal possa ser como um farol que ilumine todos os nossos erros para que se transformem em lições.

Que este Natal possa ser um farol que ilumine todas as boas, grandes, médias e pequenas ações para que elas possam ser replicadas e potencializadas para a transformação desse mundo.

Que este Natal possa ser um farol que ilumine os corações mostrando a cada um a verdadeira essência da vida que está na simplicidade, na bondade e na fraternidade.

Que este Natal possa ser um farol que ilumine as mentes de nossos governantes para priorizarem a educação e a saúde, fortalecendo a cidadania e concretizando a equidade social.

Para que no próximo (ou nos próximos) ano (anos) possamos, conforme Gandhi já dizia, “ser a mudança que queremos ver no mundo”.

A todos um Feliz e Abençoado Natal e um Ano Novo de grandes transformações para um mundo mais fraterno e sustentável, dentro e fora de cada um.

 

Berenice Gehlen Adams e

Equipe da Educação Ambiental em Ação

Edição 85

Dezembro de 2023.

WWW.revistaea.org

 

 


Livro: Pedagogia da Carta da Terra

 Entre outros, o livro apresenta um artigo que escrevi com meus professores da UFSM/RS.
Recebi o meu exemplar recentemente dos organizadores da obra Ivo Dickmann e Ana Paula Guimarães.
O livro apresenta uma coletânea de textos que inter-relacionam a Carta da Terra com a Educação
 

Versão digital para baixar gratuitamente:
http://livrologia.com.br/loja/pedagogia-da-carta-da-terra


Disponibilizados dois vídeos (clique nos links para acessar) de

palestras on line sobre Educação Ambiental:

 

1. Palestra sobre Educação Ambiental e "saber sensível"

https://youtu.be/h-_-ZlQ2SrQ

2 - Reflexões sobre Educação Ambiental nos tempos de pandemia

https://youtu.be/LwpuVst-Zn0


PARA QUEM QUISER PARTICIPAR COM ARTIGO, RELATO DE EXPERIÊNCIAS OU SUGESTÕES, NA

 REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

A revista Educação Ambiental em Ação é a mais antiga publicação virtual periódica de educação ambiental da Internet, que se tem notícia.

Sugestões de pautas, eventos, livros, notícias, podem ser enviadas para bereadams@gmail.com  e serão muito bem-vindas.

A publicação da revista tem periodicidade trimestral. Os meses de lançamento são março, junho, setembro e dezembro. Recebemos artigos durante o ano todo. Artigos submetidos pelo sistema têm uma taxa de submissão. Quem não pode colaborar com a taxa, pode submeter o manuscrito para análise e publicação, sem custo, como relato de experiência.

Recentemente ultrapassamos 25 milhões de acessos!

Quem quiser participar da revista Educação Ambiental em Ação e conhecer mais este trabalho - que tem mais de 20 anos na rede -, acesse o link e saiba como colaborar com envio de artigos e relatos de experiências.

Créditos da arte: Ana Mendina


 

Livros paradidáticos de Educação Ambiental da Apoema Cultura Ambiental, para download gratuito:



- 11 livros infantis de Educação Ambiental para
+
- 6 livros de Educação Ambiental para Professores da Educação Básica para

DOWNLOAD GRATUITO

http://www.apoema.com.br/livrosapoema1.htm


O endereço do Grupo de Educação Ambiental da Internet (GEAI) mudou!

Para participar, conheça o funcionamento e se inscreva para estar por dentro das novidades sobre Educação Ambiental e Maio Ambiente em Geral, conhecer pessoas, trocar ideias e muito mais.

GEAI-2000/2020 - Google Groups

https://groups.google.com/g/geai2020

Para quem tem interesse em participar do GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) por e-mail, este é o endereço para se cadastrar: https://groups.google.com/g/geai2020 . Todos são bem-vindos. Foi deste grupo que nasceu a revista Educação Ambiental em Ação, em 2002, e está ativa até hoje: www.revistaea.org

O GEAI tem uma longa história, uma vez que foi criado no ano 2000, e nos últimos anos ficou pouco ativo devido o surgimento de outras mídias, porém, seria uma pena simplesmente desativar este grupo que por muito tempo se articulou pelo Yahoo que encerrou sua plataforma de grupos, infelizmente, pois era muito boa..

O intuito é retomar este recurso para unir esforços pelo bem da Educação Ambiental formal, não-formal e informal. Que este espaço sirva para compartilhamento de:
- ideias;
- ideais;
- novidades e,
- quem sabe até elaborarmos algo concreto, como temos o exemplo da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação (www.revistaea.org), que nasceu no GEAI e está ativa até hoje.

Por isto, sintam-se à vontade para divulgarem:

- projetos;
- eventos;
- lançamentos;
- cursos;
- lives;
- notícias relevantes;
- dúvidas;
- sugestões, ou simplesmente usufruir deste recurso para ampliar conhecimentos -, para que possamos ampliar esforços, inspirar pessoas, incentivar ações e projetos para o fortalecimento e para a difusão e aplicação da Educação Ambiental.

Agradeço a todos,

Bere Adams*
https://groups.google.com/g/geai2020


A Apoema tem uma longa caminhada. Começou nos anos 90 com um projeto que se chamava Projeto Vida. Tornou-se uma empresa formal alguns anos depois, fundada em outubro de 2003. Desde então, busca colaborar para a promoção de mudanças através da Educação Ambiental. É uma empresa do ramo editorial e prestação de serviços. Além da publicação de livros, realização de eventos, produção de conteúdo, a empresa mantém o Projeto Apoema – Educação Ambiental como programa socioambiental da empresa. Foi através do projeto que nasceu, em 2000, o GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) e do GEAI nasceu a revista Educação Ambiental em Ação, em junho de 2002 (www.revistaea.org)

Além disto, a empresa evidencia a sua importância ao dar suporte didático metodológico ao Projeto Apoema - Educação Ambiental, desenvolvido desde 1993 (antigo Projeto Vida), tendo por principal objetivo a divulgação e difusão da Educação Ambiental.

 

Berenice Gehlen Adams (bereadams@gmail.com)

Apoema Cultura Ambiental © A gente cuida da Terra!

Mantenedora do Projeto Apoema - Educação Ambiental

Desde 1999 na rede.

Novo Hamburgo/ RS – Brasil

 

Projeto Apoema - Educação Ambiental (Projeto Socioambiental da Apoema Cultura Ambiental)

www.apoema.com.br

Rua São Luiz Gonzaga, 1159.

CEP: 93520460 - Novo Hamburgo/RS

Fone (51) 3594 9094


*Berenice Gehlen Adams - bereadams@gmail.com - Coordenadora do Projeto Apoema - Educação Ambiental e Diretora da Apoema Cultura Ambiental (Apoema Produções Paradidáticas Ltda.)

Currículo plataforma lattes:  http://lattes.cnpq.br/6530570240934970


Última atualização:20 de dezembro de 2023.

HOME - Página inicial