D     E     S     T     A     Q     U      E     S          


Lançamento da  76º edição da revista

Educação Ambiental em Ação

Setembro-Novembro/2021

76ª edição da revista Educação Ambiental em Ação

 

Embora muitas incertezas ainda permanecem, diante do que temos a enfrentar neste longo período de pandemia, uma certeza é possível destacar: Precisamos, com urgência, mudar o modo como nos relacionamos com o mundo, de uma forma geral, para que possamos evitar problemas maiores e piores dos que atualmente enfrentamos. E diante desta certeza, a revista se apresenta para motivar ações inovadoras e provocadoras de mudanças que contemplem a vida como um todo, em todas as ações humanas.

 

Enfrentamos inúmeras dificuldades devido ao nosso modo utilitarista de viver, entre elas: desigualdade social, pobreza, fome, miséria, guerras, perda da biodiversidade, crise hídrica, crise climática, desmatamento, queimadas, e o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) chega para, mais uma vez, nos alertar sobre a nossa interferência negativa no Planeta. “A mensagem principal do relatório é que a mudança do clima é real e atribuída às ações humanas no sistema climático. Os resultados do relatório só reforçam com mais acurácia, dado o maior número de evidências científicas, o que os últimos relatórios do IPCC já ressaltavam”, aponta o pesquisador brasileiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), Lincoln Alves - um dos autores do relatório.

 

É importante salientar que a Educação Ambiental tem um papel fundamental neste contexto de promoção de mudanças e de posturas e foi a Lei Nº 9.795/99 que a instituiu e a legitimou, no Brasil. Em seu capítulo I, art. 2º, dispõe que: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal” (BRASIL, 1999, p. 1).

 

A Educação Ambiental, portanto, abraça as inter-relações sociedade-natureza para favorecer a compreensão do seu enfoque interdisciplinar e desenvolve uma percepção do quanto tudo está conectado e entrelaçado, promovendo mudanças através de um “pensar integrado”.

 

E não é à toa que grandes pensadores debruçaram-se sobre o tema “mudanças”, indicando o quanto elas são importantes e devem estar presentes em nossas vidas:

 

“Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado”. James Baldwin

 

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”. Eduardo Galeano

 

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Mahatma Gandhi

 

“Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la”. Bertolt Brecht

 

“Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim”. Mahatma Gandhi

 

“Estou com sede de mudanças, mas não quero arrastar os móveis, nem desentortar os quadros. Quero desabitar meus hábitos”. Marla de Queiroz

 

 

Que esta revista, assim como estas frases, nos inspire para uma mudança significativa, já que as emergências socioambientais que vivemos, hoje, colocam em xeque o modelo de vida que construímos. É hora de inovar, de corrigir erros, de manter o que tínhamos de bom e renovar e/ou excluir o que não deu certo, tendo sempre, como princípio, que a verdadeira mudança começa dentro de cada um de nós...

 

A todos, uma ótima leitura, com muita inspiração!

 

 

 

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

 

Setembro/2021


Livros paradidáticos de Educação Ambiental da Apoema Cultura Ambiental, para download gratuito:



- 11 livros infantis de Educação Ambiental para

DOWNLOAD GRATUITO

http://www.apoema.com.br/LivrosdeEAdownloadgratuito.htm

- 6 livros de Educação Ambiental para Professores da Educação Básica para

DOWNLOAD GRATUITO

http://www.apoema.com.br/LivrosdeEAprofessoresquarentena.htm


O endereço do Grupo de Educação Ambiental da Internet (GEAI) mudou!

Para participar, conheça o funcionamento e se inscreva para estar por dentro das novidades sobre Educação Ambiental e Maio Ambiente em Geral, conhecer pessoas, trocar ideias e muito mais.

GEAI-2000/2020 - Google Groups

https://groups.google.com/g/geai2020

Para quem tem interesse em participar do GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) por e-mail, este é o endereço para se cadastrar: https://groups.google.com/g/geai2020 . Todos são bem-vindos. Foi deste grupo que nasceu a revista Educação Ambiental em Ação, em 2002, e está ativa até hoje: www.revistaea.org

O GEAI tem uma longa história, uma vez que foi criado no ano 2000, e nos últimos anos ficou pouco ativo devido o surgimento de outras mídias, porém, seria uma pena simplesmente desativar este grupo que por muito tempo se articulou pelo Yahoo que encerrou sua plataforma de grupos, infelizmente, pois era muito boa..

O intuito é retomar este recurso para unir esforços pelo bem da Educação Ambiental formal, não-formal e informal. Que este espaço sirva para compartilhamento de:


- ideias;
- ideais;
- novidades e,
- quem sabe até elaborarmos algo concreto, como temos o exemplo da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação (www.revistaea.org), que nasceu no GEAI e está ativa até hoje.

Por isto, sintam-se à vontade para divulgarem:


- projetos;
- eventos;
- lançamentos;
- cursos;
- lives;
- notícias relevantes;
- dúvidas;
- sugestões, ou simplesmente usufruir deste recurso para ampliar conhecimentos -, para que possamos ampliar esforços, inspirar pessoas, incentivar ações e projetos para o fortalecimento e para a difusão e aplicação da Educação Ambiental.

Agradeço a todos,

Bere Adams*
https://groups.google.com/g/geai2020


Acesse os destaques de 2020:

Clique aqui


A Apoema tem uma longa caminhada. Começou nos anos 90 com um projeto que se chamava Projeto Vida. Tornou-se uma empresa formal alguns anos depois, fundada em outubro de 2003. Desde então, busca colaborar para a promoção de mudanças através da Educação Ambiental. É uma empresa do ramo editorial e prestação de serviços. Além da publicação de livros, realização de eventos, produção de conteúdo, a empresa mantém o Projeto Apoema – Educação Ambiental como programa socioambiental da empresa. Foi através do projeto que nasceu, em 2000, o GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) e do GEAI nasceu a revista Educação Ambiental em Ação, em junho de 2002 (www.revistaea.org)

Além disto, a empresa evidencia a sua importância ao dar suporte didático metodológico ao Projeto Apoema - Educação Ambiental, desenvolvido desde 1993 (antigo Projeto Vida), tendo por principal objetivo a divulgação e difusão da Educação Ambiental.

 

Berenice Gehlen Adams (bereadams@gmail.com)

Apoema Cultura Ambiental © A gente cuida da Terra!

Mantenedora do Projeto Apoema - Educação Ambiental

Desde 1999 na rede.

Novo Hamburgo/ RS – Brasil

 

Projeto Apoema - Educação Ambiental (Projeto Socioambiental da Apoema Cultura Ambiental)

www.apoema.com.br

Rua São Luiz Gonzaga, 1159.

CEP: 93520460 - Novo Hamburgo/RS

Fone (51) 3594 9094


*Berenice Gehlen Adams - bereadams@gmail.com - Coordenadora do Projeto Apoema - Educação Ambiental e Diretora da Apoema Cultura Ambiental (Apoema Produções Paradidáticas Ltda.)

Currículo plataforma lattes:  http://lattes.cnpq.br/6530570240934970


Última atualização: 08 de junho de 2021

HOME - Página inicial