D   E   S   T   A   Q   U   E  S !


CONVITE PARA LANÇAMENTO ON-LINE DA 58ª EDIÇÃO DA REVISTA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

Dezembro-2016/Fevereiro - 2017



É com grande satisfação que apresentamos a nova publicação da revista virtual Educação Ambiental em Ação e assim, mais uma vez, fechamos o ano muito satisfeitos e empolgados!

Desde que a revista nasceu já alcançamos mais de 9.300.000 acessos. Chegamos a receber, em um único dia, 26.279 visitantes, o que revela um grande interesse por aspectos teóricos, práticos e por ações de Educação Ambiental, reforçando a nossa grande responsabilidade para com este trabalho.

A 58ª edição foi inspirada na frase do Filósofo Bertrand Russel:

"Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade".

Uma das causas que promovem inúmeros problemas ambientais é que, muitas vezes, desejamos demais o que não temos e valorizamos pouco o que temos. A outra causa é que emoções como realização, alegria, satisfação, contentamento, entre outros, estão diretamente relacionadas à aquisição de bens materiais, e quando conseguimos o que tanto desejamos, logo temos uma nova lista de desejos para serem satisfeitos.

Por esta razão, o tema desta edição é Educação Ambiental com emoção, para que possamos refletir sobre as nossas emoções questionando sobre a que ou com o que elas estão mais relacionadas, com o SER ou com o TER?

Nesta edição apresentamos, portanto, uma enorme variedade de temáticas associadas à Educação Ambiental, com práticas fundamentadas, além de compartilhar muitas outras produções como projetos, experiências, vivências, entrevistas, dinâmicas, dicas, relatos, ideias, etc. E as produções da nossa equipe que sempre trazem ótimas sugestões para incentivar a práxis da Educação Ambiental. Selecionamos, também, notícias, matérias, reportagens para compartilhar com vocês, como motivação para incentivar a mudança de postura tão necessária para estancar práticas que inviabilizam a sustentabilidade planetária.

Desejamos a todos e todas uma ótima leitura e bom proveito!



www.revistaea.org

Equipe da Educação Ambiental em Ação


Livro GERMINANDO SEMENTES: Olhares, saberes e ações em educação ambiental

         “O livro Germinando sementes: olhares, saberes e ações em Educação Ambiental é uma obra que impressiona por indicar muitos caminhos para a realização de mudanças necessárias, a serem engendradas a partir de ambientes educacionais diversos, no resgate da valorização da vida no Planeta Terra, envolvendo diferentes instâncias da atuação humana. Esses caminhos, representados em cada capítulo, se transformam em um verdadeiro “mapa do tesouro”, pois todos se direcionam para um ponto específico, que é o de realizar práticas que evidenciem respeito pelo meio ambiente”. (Trecho do prefácio de Berenice Gehlen Adams)

Especificações:
468 páginas - 16x23 - ISBN 978-85-7656-337-2 - Primeira Edição - 2016

INTERESSADOS EM ADQUIRIR, ACESSE AQUI.


Dia do professor

Texto de comemoração:

DAS ALEGRIAS E DUREZAS DO ENSINAR

Berenice Gehlen Adams

 

“Aqui se encontra o retrato deste mundo.

Se você prestar bem atenção, verá que

há mapas dos céus, mapas das terras,

mapas do corpo, mapas da alma. Andei

por estes cenários. Naveguei, pensei,

aprendi. Aquilo que aprendi e que sei,

está aqui. E estes mapas eu lhe dou,

como minha herança. Com eles você

poderá andar por estes cenários sem

medo e sem sustos, pisando sempre a

terra firme. Dou-lhe o meu saber.”

Rubem Alves

Inicio este texto com uma citação de Rubem Alves, que, para mim e para muitos outros professores e professoras, é o mestre dos mestres, pelo malabarismo que ele consegue fazer com as palavras, nos encantando, nos incentivando a ensinar com o coração recheado de emoções, salientando que sem isto não se ensina nem se aprende, se doutrina, se adestra.

Mas, nem somente de emoções lindas vive o professor. Ele vive, também, da superação de desafios, que não são poucos, e que lhe são impostos diariamente. Nem preciso aqui listá-los, pois todos já sabem dessas durezas diárias, e porque o que merece destaque, neste Dia do Professor, é o que a maioria das pessoas não sabe, ou sabe superficialmente: os verdadeiros professores são as pessoas mais privilegiadas dessa Terra, afinal, quando se parte, dizem que daqui nada se leva além daquilo que temos guardado em nossos corações. Somente esse tesouro é possível carregar para outras dimensões do “além vida”... E qual é a outra profissão capaz de promover uma verdadeira interação entre a vida que cresce, a vida que floresce e a vida que se transforma e perpetua?

Ruben Alves destaca em seu livro “A alegria de ensinar” que: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”...

Nessa profissão, portanto, possibilita que palavras e ensinamentos de professores se perpetuam. Refiro-me a Professores verdadeiros, que são os que inspiram e impulsionam, pois infelizmente há, também, os professores “falsificados”.

Eu tive professores inesquecíveis, desde a Educação Infantil até a Pós-graduação, cujas lições carrego comigo no meu dia a dia, colocando-os em prática para educar meus filhos - que hoje são adultos felizes -, como com meus alunos pequenos – que hoje são grandes. E agora os aplico com meus alunos grandes, adultos, meus netos e a mim mesma.

 

É! Ensinar é mesmo um exercício sublime!

“Diferentes dos corpos dos animais, que nascem prontos ao fim de um processo biológico, os nossos corpos, ao nascer, são um caos grávido de possibilidades, à espera da Palavra que fará emergir, do seu silêncio, aquilo que ela invocou. Um infinito e silencioso teclado que poderá tocar dissonâncias sem sentido, sambas de uma nota só, ou sonatas e suas incontáveis variações... A este processo mágico pelo qual a Palavra desperta os mundos adormecidos se dá o nome de educação. Educadores são todos aqueles que têm este poder”. (Rubem Alves)

E esse poder transformador é tão grande que, quando eu aprendia as primeiras palavras com a doce e amável professora Citânia, decidi que um dia eu seria professora também!

 Entre encantos e desencantos, eu fico com a magia que nasce dessa profissão, que tem a capacidade de expandir o amor e o encantamento pela vida, através do conhecimento.

 

 

Parabéns, professoras e professores e gratidão por todos os ensinamentos que recebi e ainda receberei vida afora!

 15/OUT/2016 - Imagens selecionada pelo buscador Google.


Civilização...



Por que somos tão antinaturais?
Por que o artificial está se tornando o natural?
Será eterno esse desafio
O de equilibrar o bem e o mal?
Que tipo de gangorra é esta?
Que tipo de praça é esta
Cujos mais cobiçados brinquedos
São artefatos de guerra?
Por onde andam os nossos sentidos?
Perderam-se, por certo
Por abismos tecnológicos
Tornaram-se virtuais
Irreais...
Somos, assim, antinaturais
Uns mais outros menos
Todos somos, sem exceção
Porque habitamos
Uma mesma prisão
Um sistema de escravidão
Disfarçado de civilização
 

Bere Adams

In: ADAMS, Berenice Gehlen. O saber sensível para a construção de valores éticos planetários através da educação ambiental. Texto apresentado na mesa redonda Educação ambiental e sustentabilidade: princípios éticos e valores humanos, realizada no XV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. São Carlos – SP,  05/ OUT /2016.


Caminhos e cores em tempos de flores

Que tapete é este
roxo, branco, amarelo
que de repente brota
aqui, ali, acolá
na calçada,
no asfalto, no solo?
 

São as flores dos ipês
abrindo e enfeitando o caminho
para a chegada da sua majestade
a Primavera!

Bere Adams

Foto da Internet


Dia da Árvore - 21 de Setembro

Hoje é o teu dia, Árvore, e fico a me perguntar o que posso te dizer além de te pedir desculpas pelo que fazemos ao teu “Povo em Pé” (que é como os nativos norte americanos te chamavam)?

Desculpa! Desculpa por usarmos e abusarmos da tua bondade e da tua passividade.

Perdão! Perdão por derrubarmos, desmedidamente, a tua espécie, sem respeito pela tua vida, e sem a menor noção da tua importância para o equilíbrio da vida no Planeta.

Perdoa-nos!

No início, quando começamos a usar o teu cerne, era por necessidade, e como a vida se oferece para manter a vida, isso foi e é vital. Porém, com o tempo, veio a exploração desenfreada, predatória, gananciosa, e (creio) não sabíamos o que fazíamos, nem aonde chegaríamos. Mas hoje, sabemos, e a escassez da água potável no Planeta já revela que tudo o que há na Terra, é parte essencial para a vida. E o povo humano, pouco a pouco, começou a despertar para essa dura realidade que o teu povo enfrenta. Porém, numa lentidão assustadora, que dá a sensação de que não vai dar tempo para recuperar o tempo perdido.

E contraditoriamente ao que historicamente nós, os “duas pernas” fazemos contigo, Árvore, criamos essa data: 21 de setembro, para te homenagear. Mas, mais do que lamentar a nossa postura em relação a ti, então, hoje é dia de agradecer pela tua presença no planeta! Obrigada, Árvore, ser majestoso da natureza - não é a toa que são da tua espécie os mais altos exemplares de vida na Terra -, obrigada! Que possamos inverter esse processo desrespeitoso, plantando, preservando e promovendo mais vida na Terra... (Bere Adams)


Primavera de amanhã!


Tudo vai se transformando
É ela que vem chegando
Sem pressa, sem alarde
Para colorir a paisagem
Com a vida que floresce
Vem Primavera
Florescer a nossa alma
Com a emoção
Singela e calma
De uma flor em botão
Primavera
Responda-me, por favor,
De onde vem tanto perfume
E tanta cor?
E uma brisa me responde
Certamente
Vem
Do amor

Bere Adams

Foto: Pedro Adams


Convite para lançamento on-line da
57ª EDIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
www.revistaea.org
Setembro-Novembro 2016


É sempre uma enorme satisfação apresentar e convidar você para o lançamento on-line da nova edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação, que, a cada dia que passa amplia a sua abrangência e o número de visitas, que chega perto dos 9 milhões, um número expressivo, que muito incentiva a nossa trajetória que se iniciou lá em junho de 2002, de forma muito simples e despretensiosa, com o principal objetivo de divulgar e difundir a Educação Ambiental.
Ao longo destes anos, além de divulgar e difundir ações, eventos, artigos, notícias, e muito mais, através das suas diversas seções, fortalecemos laços pessoais e institucionais, que se entrelaçam pelo desejo profundo de renovar hábitos e atitudes que estejam mais conectados ao pulsar da vida no Planeta.
Vivemos uma cultura que, predominantemente, idolatra o faz de conta, que se alastra, deixando um rastro de impunidade que nem mais surpreende.
Envenenamos a terra, a água, o ar, a vida, e somos todos irresponsáveis...
Assistimos “de camarote” a perversidade com o meio ambiente. Lá em Minas Gerais a Terra ainda “sangra” veneno, e seguem aumentando a ferida. Quando serão tomadas as providências mínimas necessárias para que a vida possa viver? Quando haverá bom senso na política e na economia, que precisam levar em conta os aspectos ecológicos e ambientais implicados em todas as ações? Não percebem que todos perdem e sofrem? Nem a própria família quem domina essa cadeia predatória, respeita... Essa mentalidade já nasce morta de ética, e é daí que vem toda a insustentabilidade da vida. Do imediatismo, da ganância, da ignorância provocada pelas mais diversas manipulações que transformam os seres pensantes em patéticos marionetes.
Sensibilizados por essa realidade e motivados em transformá-la é que seguimos em frente, acreditando no poder das pequenas e transformadoras ações, da união de esforços, do compartilhamento de experiências que mostram que é possível sim, mudar para melhor!
Esta é a frase que nos inspirou:
“No final, nossa sociedade será definida, não pelo que criamos, mas pelo que nos recusamos a destruir” (John C. Sawhill).
E o tema que permeou a edição e desafiou a equipe foi: “Educação Ambiental e criatividade”.
Desejamos a todos uma ótima leitura e um bom proveito do que apresentamos!
Bere Adams e Equipe da Educação Ambiental em Ação!
www.revistaea.org


Setembro/2016


XV Simpósio PPG-SEA
X Simpósio da Especialização em Educação Ambiental:
Diálogo de Saberes para cidadania
Sócio-Ambiental
SÃO CARLOS, SP
Local do Evento:
​​Universidade de São Paulo
Avenida Trabalhador são-carlense, 400, Pq Arnold Schimidt.
CEP 13566-590 - São Carlos - SP.
http://www.ppgsea.com/

E-mail: simposio.ppgsea@eesc.usp.br


Blog Histórias Ecológicas!
Narração da história Vovó Gepeta", com dramatização!


Sinopse: Vovó Gepeta é uma vovó bem diferente. Ela andava muito triste, pois já tinha idade para ser avó, mas não tinha nenhum netinho, até que...

Assista a história dessa vovó mais arteira do mundo!
Duração: 11 minutos


Proposta de encontro de capacitação de professores

SABER SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O encontro pretende capacitar multiplicadores de atividades práticas e dinâmicas de sensibilização em ações de Educação Ambiental para serem replicadas em práticas pedagógicas diversas, em diferentes contextos, com diferentes públicos para promover, de forma mais significativa, a conscientização ambiental. A proposta está baseada e fundamentada no livro “Pela trilha da sensibilidade”, que será objeto de estudo do programa de capacitação. As atividades DESENVOLVIDAS EM UM TURNO - A SER COMBINADO NO ATO DA CONTRATAÇÃO - envolvem estudos teóricos que fundamentam práticas de sensibilização e envolvem diversas técnicas e dinâmicas de grupos para aflorar os cinco sentidos. Estas atividades também servirão como recursos pedagógicos que poderão ser replicados pelos educandos quando estes atuarem com grupos. No início todos colocarão suas expectativas em relação ao encontro e no final verificarão se estas foram correspondidas com as atividades realizadas e justificarão suas impressões. INTERESSADOS EM CONTRATAR O ENCONTRO, SAIBA COMO


Blog Histórias Ecológicas para Crianças

O blog foi criado para divulgação de vídeos com leitura de histórias ecológicas para crianças pequenas e grandes, e indicações de livros infantis para despertar o interesse pela leitura e sensibilizar para uma conscientização ambiental, com o objetivo de servir de instrumento pedagógico de Educação Ambiental.

Ler para crianças é algo fundamental para despertar o gosto pela leitura e é um hábito que está sendo posto de lado por várias razões. Por isto, o Programa Saber Sensível - programa experimental de vídeos do Projeto Apoema - inclui a "Hora da história para sensibilizar", escolhendo livros que estejam relacionados com questões ambientais e com percepções sobre a vida, para que possa servir, também, de recurso pedagógico para trabalhos de sensibilização com crianças.

Conto com a visita de vocês:

http://historiasecologicas.blogspot.com.br/


Programa Saber Sensível II/4 - Reinventando a roda

Reflexão sobre a influência do individualismo em projetos públicos, sobre política, sobre o sentido de ética, sobre a vida.

Para assistir clique aqui ou na imagem acima!


PROGRAMA SABER SENSÍVEL - APOEMA CULTURA AMBIENTAL 

Vídeos acesse aqui.


Acesse o blog e confira indicações, novidades, ações, e conheça os laços do projeto pelos links disponíveis.  


QUER RECEBER NOVIDADES DA APOEMA?

Acesse o link, deixa seu e-mail e pronto!


Livro em PDF, GRATUITO:

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS DA REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO.

"A publicação reúne mais de cinquenta experiências, de diferentes atores sociais que, direta ou indiretamente, possuem vínculo com a Educação Ambiental. Estas pessoas foram entrevistadas ao longo dos 12 anos da revista virtual Educação Ambiental em Ação (2002 – 2014)(www.revistaea.org). Trata-se, portanto, de uma edição comemorativa. As entrevistas aqui apresentadas são de grande importância para a Educação Ambiental, pois refletem diferentes olhares e diversas atividades desenvolvidas pelas pessoas entrevistadas. Assim, oferecem subsídios para a prática da Educação Ambiental".  Bere Adams (Autora)

DOWNLOAD GRATUITO, CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR

 


Parceiro do Projeto Apoema - Educação Ambiental

  Acesse o blog e confira indicações, novidades, ações, e conheça os laços do projeto pelos links disponíveis.  

Produção de material didático de Educação Ambiental personalizados: cartilhas, livros, assessoria pedagógica para empresas e escolas acesse aqui


FaceBook Bere Adams / E-mail bere@apoema.com.br


Grupo de Educação Ambiental da Internet (GEAI) - Convite para participar do GEAI  

Se você quer saber quase tudo e um pouco mais sobre Educação Ambiental (eventos, cursos, lançamentos, notícias, textos reflexivos, debates periódicos, etc), participe do GEAI/ Grupo de Educação Ambiental da Internet, maior grupo de EA independente - fundado em 2000. São mais de 800 participantes do Brasil e alguns estrangeiros. Do GEAI nasceu a revista virtual Educação Ambiental em Ação. Para participar, você se inscreve e, após aprovado pela moderação, já começa a receber, via e-mail, mensagens relacionadas às questões de EA e ambientais. No início recebem várias de uma vez só para que se jam informados/as sobre os assuntos tratados no grupo. Mas as mensagens são pequenas - sem anexos e somente texto -, não pesam na caixa postal e há a opção de recebimento de um resumo diário - uma mensagem por dia, basta solicitar à moderação. Saiba como funciona e participe da forma mais construtiva possível, podendo optar por somente acompanhar as mensagens como leitores/as.:

GEAI, o que é e como funciona?


Projeto Apoema - Educação Ambiental (Projeto Socioambiental da Apoema Cultura Ambiental)

www.apoema.com.br

Rua São Luiz Gonzaga, 1152.

CEP: 93520460 - Novo Hamburgo/RS

Fone/Fax: (51) 3594 9094


Berenice Gehlen Adams - bere@apoema.com.br - Coordenadora do Projeto Apoema - Educação Ambiental e Diretora da Apoema Cultura Ambiental (Apoema Produções Paradidáticas Ltda.)

Currículo plataforma lattes:  http://lattes.cnpq.br/6530570240934970