D   E   S   T   A   Q   U   E  S           2  0  1  7


Convite de lançamento da 62ª edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação



Mais um ano chega ao seu final, e neste período de corre-corres os sentimentos se misturam e as nossas emoções ficam a flor da pele. Por isto, este é um momento propício de apreciarmos as nossas ações e atitudes. Por isto, é importante olharmos com muita atenção para o que nos rodeia. Por isto é essencial verificarmos erros e acertos, porque estamos sensibilizados, o que nos impulsiona para mudanças, das mais sutis às mais significativas.

E é neste momento que chega a nova edição da revista, que além de ser um importante apoio para uma avaliação daquilo que fizemos e do que não fizemos, ela pode servir de bússola para nossos novos fazeres, nos direcionando para um mundo onde pequenas ações são valorizadas e fazem a diferença!

É com grande satisfação que apresentamos a 62ª edição da revista Educação Ambiental em Ação, encerrando este ano de 2017, que foi bastante intenso, o que reforça o nosso compromisso de nos mantermos unidos e atentos nesta trilha que percorremos em busca de melhores condições de vida para todo o Planeta, através da Educação Ambiental.

Esta edição foi inspirada na frase de José Ortega Y Gasset “O reconhecimento de um erro envolve uma nova verdade”. Esta nova verdade está relacionada a todas as ações que promovam uma nova forma de estar no Planeta Terra, que não somente corrige, mas também evita cometer erros. Está relacionada também com a prevenção, com recomeços, com mudanças de percepções que geram mudanças de ações, necessárias e fundamentais para a quebra de paradigmas que dominam retrocessos.

É preciso, portanto, mudarmos esta visão antropocêntrica dominante, visão esta que gerou a lógica do mercado da atual sociedade do consumo que é, indiscutivelmente, insustentável, para uma visão de mundo biocêntrica, comprometida com todas as formas de vida na Terra. A Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Declaração de Estocolmo, 1972) já apontava que:

“Atingiu-se um ponto da História em que devemos moldar nossas ações no mundo inteiro com a maior prudência, em atenção às suas consequências ambientais. Pela ignorância ou indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao ambiente terrestre de que dependem nossa vida e nosso bem-estar."

Somente quando nos tornarmos pessoas mais éticas, responsáveis e realizadas é que poderemos alcançar a sustentabilidade ambiental, pois ela depende disto, de pessoas com posturas autênticas e dispostas a colaborarem mais com o meio ambiente e com toda a sociedade. Cabe ressaltar que não se idealiza um mundo sem problemas, mas sim, um mundo com menos problemas, mais tolerância e mais respeito pela vida.

A todos, uma boa leitura!

Bere Adams, Julio Trevisan, Sandra Barbosa e equipe da revista Educação Ambiental em Ação

15 anos!

www.revistaea.org



www.revistaea.org

Equipe da Educação Ambiental em Ação


A revista precisa do seu apoio. Saiba por que e como doar!

A revista Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do GEAI – Grupo de Educação Ambiental da Internet, organizado pelo Projeto Apoema Educação Ambiental. Está na 59ª edição, e desde o seu início, a cada edição, a qualidade do trabalho vem melhorando, assim como o sistema da revista, que vem sendo aprimorado pelo desenvolvedor e editor Julio Trevisan, para bem atender a demanda de artigos que a revista recebe pelo sistema, a cada trimestre. Os artigos enviados ficam sob a responsabilidade da editora Sandra Barbosa, que os analisa e os encaminha para revisores, e depois de aprovados são, então, formatados e publicados. Um dado que chama a atenção, conforme Sandra, é o expressivo número de artigos que chegam de universidades, principalmente das regiões Norte e Nordeste. Quem coordena a equipe de trabalho é a editora Berenice Adams, que elabora anualmente um cronograma das edições, organiza e formata o material vindo pelo sistema, que foi aprovado, bem como o material elaborado pela equipe, dos encarregados de algumas seções temáticas, para finalmente publicá-los na revista.

Todo este trabalho vem sendo desenvolvido desde 2002 de forma voluntária. Em 2015, pela necessidade de recursos para manter a revista, para cada artigo enviado começou a ser cobrada uma taxa de submissão, o que apenas minimizou alguns custos e por este motivo, viemos solicitar o apoio da comunidade, através de doações.

E como colaborar?

Para doar basta acessar a revista www.revistaea.org .

No topo da página você encontrará o seguinte texto explicativo:

Desde seu nascimento em 2002, a revista tem crescido em importância e conteúdo (59 exemplares - trimestrais, + de 9 milhões os acessos, avaliação QUALIS-B1 na área de Ensino), requisitando mais dedicação dos membros da equipe, que a mantém de forma independente (sem apoio financeiro externo). Para continuarmos a desenvolver este trabalho, viemos pedir o apoio da comunidade através de doações que podem ser feitas de forma simples e segura (valor sugerido: R$ 25). Às pessoas que contribuírem enviaremos um brinde-surpresa! Assim, juntos criaremos um novo ethos e uma melhor qualidade de vida no nosso planeta. - Editores da revistaea.org

E ao lado do texto, o botão para doação.

 Todos os que colaborarem receberão um brinde surpresa que será distribuído a cada trimestre como forma de agradecimento àquelas pessoas que apostarem e que investirem nesse trabalho, que tem por principal objetivo divulgar e difundir a Educação Ambiental para uma melhor qualidade de vida em todo o Planeta.

Contamos com a sua colaboração, muito obrigada!

Editores da Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org


Livro GERMINANDO SEMENTES: Olhares, saberes e ações em educação ambiental

         “O livro Germinando sementes: olhares, saberes e ações em Educação Ambiental é uma obra que impressiona por indicar muitos caminhos para a realização de mudanças necessárias, a serem engendradas a partir de ambientes educacionais diversos, no resgate da valorização da vida no Planeta Terra, envolvendo diferentes instâncias da atuação humana. Esses caminhos, representados em cada capítulo, se transformam em um verdadeiro “mapa do tesouro”, pois todos se direcionam para um ponto específico, que é o de realizar práticas que evidenciem respeito pelo meio ambiente”. (Trecho do prefácio de Berenice Gehlen Adams)

Especificações:
468 páginas - 16x23 - ISBN 978-85-7656-337-2 - Primeira Edição - 2016

INTERESSADOS EM ADQUIRIR, ACESSE AQUI.


Blog Histórias Ecológicas!
Narração da história Vovó Gepeta", com dramatização!


Sinopse: Vovó Gepeta é uma vovó bem diferente. Ela andava muito triste, pois já tinha idade para ser avó, mas não tinha nenhum netinho, até que...

Assista a história dessa vovó mais arteira do mundo!
Duração: 11 minutos


Blog Histórias Ecológicas para Crianças

O blog foi criado para divulgação de vídeos com leitura de histórias ecológicas para crianças pequenas e grandes, e indicações de livros infantis para despertar o interesse pela leitura e sensibilizar para uma conscientização ambiental, com o objetivo de servir de instrumento pedagógico de Educação Ambiental.

Ler para crianças é algo fundamental para despertar o gosto pela leitura e é um hábito que está sendo posto de lado por várias razões. Por isto, o Programa Saber Sensível - programa experimental de vídeos do Projeto Apoema - inclui a "Hora da história para sensibilizar", escolhendo livros que estejam relacionados com questões ambientais e com percepções sobre a vida, para que possa servir, também, de recurso pedagógico para trabalhos de sensibilização com crianças.

Conto com a visita de vocês:

http://historiasecologicas.blogspot.com.br/


Blog de ações, e laços do projeto


QUER RECEBER NOVIDADES DA APOEMA?

Acesse o link, deixa seu e-mail e pronto!


Livro em PDF, GRATUITO:

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS DA REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO.

"A publicação reúne mais de cinquenta experiências, de diferentes atores sociais que, direta ou indiretamente, possuem vínculo com a Educação Ambiental. Estas pessoas foram entrevistadas ao longo dos 12 anos da revista virtual Educação Ambiental em Ação (2002 – 2014)(www.revistaea.org). Trata-se, portanto, de uma edição comemorativa. As entrevistas aqui apresentadas são de grande importância para a Educação Ambiental, pois refletem diferentes olhares e diversas atividades desenvolvidas pelas pessoas entrevistadas. Assim, oferecem subsídios para a prática da Educação Ambiental".  Bere Adams (Autora)

DOWNLOAD GRATUITO, CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR

 


FaceBook Bere Adams / E-mail bere@apoema.com.br


Grupo de Educação Ambiental da Internet (GEAI) - Convite para participar do GEAI  

Se você quer saber quase tudo e um pouco mais sobre Educação Ambiental (eventos, cursos, lançamentos, notícias, textos reflexivos, debates periódicos, etc), participe do GEAI/ Grupo de Educação Ambiental da Internet, maior grupo de EA independente - fundado em 2000. São mais de 800 participantes do Brasil e alguns estrangeiros. Do GEAI nasceu a revista virtual Educação Ambiental em Ação. Para participar, você se inscreve e, após aprovado pela moderação, já começa a receber, via e-mail, mensagens relacionadas às questões de EA e ambientais. No início recebem várias de uma vez só para que se jam informados/as sobre os assuntos tratados no grupo. Mas as mensagens são pequenas - sem anexos e somente texto -, não pesam na caixa postal e há a opção de recebimento de um resumo diário - uma mensagem por dia, basta solicitar à moderação. Saiba como funciona e participe da forma mais construtiva possível, podendo optar por somente acompanhar as mensagens como leitores/as.:

GEAI, o que é e como funciona?


Projeto Apoema - Educação Ambiental (Projeto Socioambiental da Apoema Cultura Ambiental)

www.apoema.com.br

Rua São Luiz Gonzaga, 1152.

CEP: 93520460 - Novo Hamburgo/RS

Fone/Fax: (51) 3594 9094


Berenice Gehlen Adams - bere@apoema.com.br - Coordenadora do Projeto Apoema - Educação Ambiental e Diretora da Apoema Cultura Ambiental (Apoema Produções Paradidáticas Ltda.)

Currículo plataforma lattes:  http://lattes.cnpq.br/6530570240934970