D        E        S        T        A        Q        U         E        S          


Lançamento da 86ª edição da revista Educação Ambiental em Ação - www.revistaea.org

WWW.revistaea.org

 86ª Edição - Março/Maio - 2024

 

E com muita alegria que lançamos mais uma edição da revista Educação Ambiental em Ação, que foi inspirada pelas palavras do indígena Ailton Krenak: “Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre”. Esta frase apresenta, de forma muito clara, que somos seres finitos e frágeis. Cabe destacar outra frase. Desta vez, a de William Golding (Prêmio Nobel de Literatura) que diz que: “As melhores ideias são as mais simples”. E nada do que estas curtas – mas profundas - frases trazem é novidade, mas é preciso nos lembrar disto sempre. 

A crise ambiental que vivenciamos se instalou como "produto" das formas de cultura criadas ao longo do processo civilizatório pela busca do "desenvolvimento", e acreditamos que a forma de reverter a situação está em esforços multidisciplinares, coletivos e individuais, onde cada grupo e/ou cada um, na medida em que for encontrando soluções, compartilha-as com outros, ações que podem ser replicadas nos mais diversos ambientes de aprendizagem, dispostos nos tecidos social e educacional.  

A Educação Ambiental em Ação compreende a EA (ancorando-se em importantes documentos referência que a legitimam) como um processo de educação permanente, que deve estar presente em todos os contextos da atuação humana, alcançando desde as crianças até os mais velhos, cientes de que este processo pode ser inserido, com sucesso, mesmo em meio às contradições da sociedade do consumo, através das práticas que apresentamos em cada edição. É por esta razão que temos orgulho de divulgar, desde práticas muito simples até projetos grandes e bem estruturados.  

Incentivar a mudança e o desenvolvimento de uma consciência ambiental não se trata de tarefa fácil e, por esta razão, é preciso de muita resistência e persistência, diante das discordâncias que se sobressaem nesta caminhada.

Se por um lado a EA busca conscientizar e sensibilizar para o consumo sustentável, por outro, se não mudarmos os modos de produção e consumo, sabe-se que, se o consumo diminui, o sistema econômico entra em crise. 

Se por um lado a EA promove atividades que incentivam a reciclagem através de diferentes atividades didático-pedagógicas, por outro, podemos estar incentivando o consumo. Certa vez uma menina do interior passou a comprar diariamente litros de refrigerante para a família, e ao questioná-la sobre o "novo" hábito, ela disse que sua escola fazia uma competição de quem arrecadasse mais garrafas PET, ou seja, sem perceber, atividades educacionais, com as melhores das intenções, acabam por incentivar o inverso. 

Se por um lado a EA busca sensibilizar para o respeito ao meio ambiente, por outro vemos estampado em jornais e informativos diversos, absurdos cometidos por nossos representantes, no governo, que burlam leis e derrubam, em segundos, anos a anos de lutas para a criação de leis e estratégias que minimizam impactos ambientais, articuladas por diferentes coletivos. Sorrateiramente derrubam uma floresta de suor e até "sangue", pois sabemos que ambientalistas são alvos constantes de ameaças.

Aliás, propõem-se a seguinte pergunta: por que deve existir um partido verde quando, a esta altura do campeonato, todos os partidos deveriam ser verdes? 

Diante destas e de tantas outras contradições, cobranças, indagações, divagações e indignações, como os educadores se sentem? Qual é a perspectiva dos educadores ao tentarem trabalhar a EA do jeito que sabem, pois muitos - para não dizer a maioria - não tiveram ninguém que se preocupasse em prepará-los, capacitá-los, efetivamente?  

E, finalizando, não podemos deixar de apontar que a crise ambiental agrega uma crise social de âmbito mundial. As pessoas estão perdendo sua saúde, seus valores, suas referências essenciais... E o que se pode dizer das crises pelas quais passam os demais seres sencientes? 

Nesta sinuosa trajetória da humanidade, a revista Educação Ambiental em Ação pretende ser um caminho pelo qual será possível o resgate de hábitos saudáveis, de valores como fraternidade, caridade, justiça, equidade, para melhorar as relações humanas e, consequentemente, melhorar suas relações com o meio ambiente, através dos exemplos expostos em seu menu: práticas e ações, coletivas ou individuais, que revelam que sim, é possível mudar!

Berenice Gehlen Adams e

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

Quer sugerir pautas, indicar ações, matérias, práticas... para divulgar na revista gratuitamente? Manda mensagem para bereadams@gmail.com  com o assunto: "Pauta para a revista".


Livro: Pedagogia da Carta da Terra

 Entre outros, o livro apresenta um artigo que escrevi com meus professores da UFSM/RS.
Recebi o meu exemplar recentemente dos organizadores da obra Ivo Dickmann e Ana Paula Guimarães.
O livro apresenta uma coletânea de textos que inter-relacionam a Carta da Terra com a Educação
 

Versão digital para baixar gratuitamente:
http://livrologia.com.br/loja/pedagogia-da-carta-da-terra


Disponibilizados dois vídeos (clique nos links para acessar) de

palestras on line sobre Educação Ambiental:

 

1. Palestra sobre Educação Ambiental e "saber sensível"

https://youtu.be/h-_-ZlQ2SrQ

2 - Reflexões sobre Educação Ambiental nos tempos de pandemia

https://youtu.be/LwpuVst-Zn0


PARA QUEM QUISER PARTICIPAR COM ARTIGO, RELATO DE EXPERIÊNCIAS OU SUGESTÕES, NA

 REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

A revista Educação Ambiental em Ação é a mais antiga publicação virtual periódica de educação ambiental da Internet, que se tem notícia.

Sugestões de pautas, eventos, livros, notícias, podem ser enviadas para bereadams@gmail.com  e serão muito bem-vindas.

A publicação da revista tem periodicidade trimestral. Os meses de lançamento são março, junho, setembro e dezembro. Recebemos artigos durante o ano todo. Artigos submetidos pelo sistema têm uma taxa de submissão. Quem não pode colaborar com a taxa, pode submeter o manuscrito para análise e publicação, sem custo, como relato de experiência.

Recentemente ultrapassamos 25 milhões de acessos!

Quem quiser participar da revista Educação Ambiental em Ação e conhecer mais este trabalho - que tem mais de 20 anos na rede -, acesse o link e saiba como colaborar com envio de artigos e relatos de experiências.

Créditos da arte: Ana Mendina


 

Livros paradidáticos de Educação Ambiental da Apoema Cultura Ambiental, para download gratuito:



- 11 livros infantis de Educação Ambiental para
+
- 6 livros de Educação Ambiental para Professores da Educação Básica para

DOWNLOAD GRATUITO

http://www.apoema.com.br/livrosapoema1.htm


O endereço do Grupo de Educação Ambiental da Internet (GEAI) mudou!

Para participar, conheça o funcionamento e se inscreva para estar por dentro das novidades sobre Educação Ambiental e Maio Ambiente em Geral, conhecer pessoas, trocar ideias e muito mais.

GEAI-2000/2020 - Google Groups

https://groups.google.com/g/geai2020

Para quem tem interesse em participar do GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) por e-mail, este é o endereço para se cadastrar: https://groups.google.com/g/geai2020 . Todos são bem-vindos. Foi deste grupo que nasceu a revista Educação Ambiental em Ação, em 2002, e está ativa até hoje: www.revistaea.org

O GEAI tem uma longa história, uma vez que foi criado no ano 2000, e nos últimos anos ficou pouco ativo devido o surgimento de outras mídias, porém, seria uma pena simplesmente desativar este grupo que por muito tempo se articulou pelo Yahoo que encerrou sua plataforma de grupos, infelizmente, pois era muito boa..

O intuito é retomar este recurso para unir esforços pelo bem da Educação Ambiental formal, não-formal e informal. Que este espaço sirva para compartilhamento de:
- ideias;
- ideais;
- novidades e,
- quem sabe até elaborarmos algo concreto, como temos o exemplo da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação (www.revistaea.org), que nasceu no GEAI e está ativa até hoje.

Por isto, sintam-se à vontade para divulgarem:

- projetos;
- eventos;
- lançamentos;
- cursos;
- lives;
- notícias relevantes;
- dúvidas;
- sugestões, ou simplesmente usufruir deste recurso para ampliar conhecimentos -, para que possamos ampliar esforços, inspirar pessoas, incentivar ações e projetos para o fortalecimento e para a difusão e aplicação da Educação Ambiental.

Agradeço a todos,

Bere Adams*
https://groups.google.com/g/geai2020


A Apoema tem uma longa caminhada. Começou nos anos 90 com um projeto que se chamava Projeto Vida. Tornou-se uma empresa formal alguns anos depois, fundada em outubro de 2003. Desde então, busca colaborar para a promoção de mudanças através da Educação Ambiental. É uma empresa do ramo editorial e prestação de serviços. Além da publicação de livros, realização de eventos, produção de conteúdo, a empresa mantém o Projeto Apoema – Educação Ambiental como programa socioambiental da empresa. Foi através do projeto que nasceu, em 2000, o GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) e do GEAI nasceu a revista Educação Ambiental em Ação, em junho de 2002 (www.revistaea.org)

Além disto, a empresa evidencia a sua importância ao dar suporte didático metodológico ao Projeto Apoema - Educação Ambiental, desenvolvido desde 1993 (antigo Projeto Vida), tendo por principal objetivo a divulgação e difusão da Educação Ambiental.

 

Berenice Gehlen Adams (bereadams@gmail.com)

Apoema Cultura Ambiental © A gente cuida da Terra!

Mantenedora do Projeto Apoema - Educação Ambiental

Desde 1999 na rede.

Novo Hamburgo/ RS – Brasil

 

Projeto Apoema - Educação Ambiental (Projeto Socioambiental da Apoema Cultura Ambiental)

www.apoema.com.br

Rua São Luiz Gonzaga, 1159.

CEP: 93520460 - Novo Hamburgo/RS

Fone (51) 3594 9094


*Berenice Gehlen Adams - bereadams@gmail.com - Coordenadora do Projeto Apoema - Educação Ambiental e Diretora da Apoema Cultura Ambiental (Apoema Produções Paradidáticas Ltda.)

Currículo plataforma lattes:  http://lattes.cnpq.br/6530570240934970


Última atualização:20 de dezembro de 2023.

HOME - Página inicial