D   E   S   T   A   Q   U   E  S          


DOIS CAMINHOS
Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia
5 de junho de 2020
Bere Adams
 

Por um lado, neste Dia Mundial do Meio Ambiente (bem diferente dos anteriores), temos muito a lamentar. Apesar de todos os problemas enfrentados, cuidar, prevenir, preservar ainda é o melhor a fazer, porém, o imediatismo, o egoísmo e a intolerância, tiram das pessoas a sua capacidade de sentir, e engajam-se em correntes que percebem o cuidado com o meio ambiente como um entrave, uma ameaça, um estorvo, e o que é pior, o percebem – apenas – como um grande armazém de mercadorias – mas, aonde é mesmo que a vida acontece se não, neste ambiente? É lamentável ver tantas boas ações e boas ideias que estavam em prática, há anos, ruírem, num piscar de olhos. Ações, estas, que foram estabelecidas por pessoas, como eu e você, que almejam uma vida mais equilibrada e com mais sentido – um sentido que percebe além do imediatismo – ao invés de permanecer cirandando pela roda do consumo que criamos tão bem, mas tão bem, que dela poucos conseguem escapar.
Vivemos num tempo de tanto imediatismo que não se tem mais paciência para esperar uma semente brotar, uma árvore crescer, um fruto amadurecer, e é por isto que se tem a sensação de que os dias passam tão apressados, que nem percebemos o tempo passar.
E quando acontece algo tão significativo, assim como a pandemia, é lamentável que, mesmo assim, alguns preferem ficar buscando culpados, desenhando teorias das mais absurdas e obscuras, promovendo apenas mais confusão na cabeça das pessoas do que se posicionar em ações concretas para a resolução de problemas dela advindos. O que se ganha com isto? Aonde chegaremos com esta linha de não-ação e apenas discussões infundadas?

Por outro lado, neste novo Dia Mundial do Meio Ambiente (bem diferente dos anteriores), temos muito a comemorar. Apesar de todos os problemas enfrentados, cuidar, prevenir, preservar ainda é o melhor a fazer, e são inúmeras as pessoas que, mesmo diante do imediatismo, do egoísmo e da intolerância, seguem com garra a defender a vida pela sua capacidade de sentir-se parte do todo, deste ambiente único que favorece a vida. Com muito empenho e coragem, engajam-se em correntes que percebem com clareza a obviedade de que é no meio ambiente que a vida acontece. É por isto que este ambiente deve ser cuidado e preservado, para que a vida, como um todo, possa se perpetuar com mais justiça e equilíbrio. É maravilhoso ver tantas boas ações, boas ideias que persistem e resistem - e outras que nascem - neste mar revolto, e navegam, determinadas e valentes. Ações que são realizadas por pessoas como eu e você, que querem uma vida mais equilibrada e com mais sentido – um sentido que percebe além do imediatismo – ao invés de incentivar esta ciranda do consumo que criamos tão bem, mas tão bem, que fica difícil dela escapar.
Vivemos num tempo de tanto imediatismo no qual precisamos, com urgência, resgatar a paciência de esperar uma semente brotar, uma flor desabrochar, uma árvore crescer, um fruto amadurecer, e com isto podemos resgatar a consciência de integridade com o Planeta, consciência esta que perdemos quando nem sequer mais percebemos o tempo passar.
O Planeta Terra vem adoecendo, há muito tempo, e somente uma mudança brusca da nossa postura frente a ele é que será possível estancar a sua enfermidade.
Prova disto é que, quando as atividades humanas pararam no início da quarentena, em muitos lugares:
- o céu ficou mais azul
- águas tornaram-se cristalinas
- animais ressurgiram
- montanhas passaram a ser avistadas de muito longe
- ocorre a redução dos níveis de gases de efeito estufa
- ocorre a redução de resíduos industriais
- ocorre a redução de vários tipos de poluição, entre outras alterações.
E quando acontece algo tão significativo, podemos ver que estas mudanças no ambiente, embora temporárias, comprovam que nós, humanos, somos sim, o maior problema do Planeta. Novas ações são postas em prática - além das que já existiam e que conseguiram sobreviver - nos mais variados cantos do mundo, baseadas em teorias sólidas e evidentes.
O que podemos comemorar, também, neste Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, é que, pelo menos por um tempo, o ambiente tem uma “folga” das ações humanas. Trata-se, portanto, de um momento único na história da humanidade, e propício para revermos o nosso papel frente à vida. E o que se ganha com isto? Aonde chegaremos com esta linha de cooperação, ação, renovação, mudanças?

Fica bem claro que temos dois caminhos a percorrer e aonde cada um deles nos levará. Fato é que não podemos andar, concomitantemente, por dois caminhos opostos, e a escolha pelo caminho que vamos seguir, depende basicamente e exclusivamente, de cada um!


Neste dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia,

baixe gratuitamente livros de Educação Ambiental para crianças e para professores.

Infantis: http://www.apoema.com.br/LivrosdeEAdownloadgratuito.htm

Professores: http://www.apoema.com.br/LivrosdeEAprofessoresquarentena.htm

 

11 Livros infantis de Educação Ambiental para DOWNLOAD GRATUITO

DESCRIÇÃO DOS LIVROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIS :

 

Título: UM REINO ENCANTADO POR UM TRIZ

Autora: Berenice Gehlen Adams

Ilustrações: Ana Claudia Rocha

 

Sinopse: Um reino encantado passa por dificuldades que não podem ser solucionadas por mágicas, e a busca de solução mobiliza todos os habitantes. "Esta é uma história emocionante sobre um reino encantado que sofre com a falta de chuva. Todos os habitantes do reino encantado se mobilizam para buscar uma solução. O reino está por um triz. E você ficará encantado por esta história."

Páginas: 28----------Formato: A5 (meio ofício)

 

Coleção:

CONHECENDO E APRENDENDO A PRESERVAR

Autora e ilustradora : Berenice Gehlen Adams

Revisão Pedagógica: Nivene Barth

A Coleção Crescendo e Aprendendo a Preservar pretende ser instrumento pedagógico para a inclusão da Educação Ambiental na rotina escolar. Contém os textos do website infantil do Projeto Apoema - Educação Ambiental - atualizados - acompanhados com ilustrações e atividades diversificadas. É parte integrante da metodologia de alfabetização ambiental, apresentada no livro: Planejamento Ambiental para Professores da Pré-Escola à Terceira Série do Ensino Fundamental e segue a linha temática como roteiro pedagógico:

Apresenta textos com atividades pedagógicas para serem realizadas pelas crianças. 

ENTENDENDO A NATUREZA - Volume 1 - para crianças em fase de alfabetização (1º ano) - Cada página apresenta um pequeno texto, um por palavra-chave, com atividades.  ISBN 85-900323-5-3

APRENDIZES DA NATUREZA - Volume 2 - para crianças na 2ª fase da alfabetização (2º ano) - Apresenta textos maiores, um por palavra-chave, com atividades. ISBN 85-900323-4-5

TERRA NOSSO AMBIENTE NOSSA VIDA - Volume 3 - para crianças na 3ª fase da alfabetização (3º ano) - Apresenta textos mais informativos, um por palavra-chave, com atividades.  ISBN 85-900323-3-7

Cada -  Páginas: 64----------Formato: A4

 

Título:

DE QUASE TUDO UM POUCO

POEMAS INFANTIS

Autora e ilustradora : Berenice Gehlen Adams 

A temática dos poemas vai além do meio ambiente, abraçando assuntos do universo infantil como sapequices, brincadeiras, aventuras, mas não descarta abordagens sobre reciclagem e separação do lixo. O livro pretende servir de material didático-pedagógico para abordar, também, conceitos relevantes como diversidade, pesquisa, aprendizagem, entre outros temas já expostos. Segundo a autora: "Alguns poemas são novos, outros foram escritos há poucos anos, inspirados em meus filhos, meus alunos e no meio ambiente. Vários deles já foram publicados em livros para professores e no website do Projeto Apoema - Educação Ambiental (www.apoema.com.br), e outros estavam guardadinhos. Certo dia, arrumando minhas gavetas, encontrei alguns deles e gostei muito, pois tratam de quase tudo um pouquinho: infância, meio ambiente, diversidade, brincadeiras e sapequices. Logo pensei: “ Estes poemas devem ser libertados”. Foi então que decidi juntá-los com outros poemas e publicá-los neste livro. Agora eles estão livres para voarem pelos mais diversos mundos infantis" Berenice Gehlen Adams. 

Páginas: 22----------Formato: A5 (meio ofício)

   

ABC AMBIENTAL ILUSTRADO

Autora: Berenice Gehlen Adams

Ilustrações: Ana Claudia Rocha e Berenice Gehlen Adams

Páginas: 120

Livro de atividades

No livro “ABC AMBIENTAL ILUSTRADO: UM MUNDO ENCANTADO CHAMADO TERRA, com atividades para alfabetização”, para cada letra há um poema acompanhado de atividades que combinam aprendizado com descobertas a partir de pinturas de desenhos, letras, escrita de palavras e muita observação com fotografias exclusivas.

 

COLEÇÃO: CONHECER E COLORIR O AMBIENTE

AMBIENTE - ECOLOGIA - PRESERVAÇÃO - RECICLAGEM

Autora e ilustradora: Berenice Gehlen Adams

Público a que se dirige: Infantil (entre 4 e 10a)

Esta coleção apresenta pequenas histórias ligadas ao meio ambiente, com ilustrações para serem coloridas pelas crianças. As histórias são vividas por Pedrinho, um menino muito curioso, e giram em torno dos assuntos: ambiente, ecologia, preservação e reciclagem - seguindo a proposta metodológica de alfabetização ambiental apresentada no livro Planejamento Ambiental voltado para séries iniciais da educação básica. Temas como efeito estufa, desequilíbrio ecológico, poluição, animais em extinção, separação do lixo, entre outros, são abordados nas histórias. Conhecendo mais sobre esses assuntos, as crianças desenvolverão a consciência ambiental e ajudarão a cuidar do nosso querido Planeta Terra.

Volume 1 - AMBIENTE

Volume 2 - ECOLOGIA

Volume 3 - PRESERVAÇÃO

Volume 4 - RECICLAGEM

Cada - Páginas: 24----------Formato: A5  (meio ofício - Posição da página: paisagem)

 

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

Adaptação do texto e ilustrações: Berenice Gehlen Adams

Público a que se dirige: Infantil (entre 9 e 12a).

O livro que possui ilustrações coloridas, apresenta a adaptação da Carta da Terra para uma linguagem infantil e pode servir de importante ferramenta para a introdução da Educação Ambiental à rotina escolar.

Páginas: 22 ----------Formato: A5 / (meio ofício)

Endereço para download:

http://www.apoema.com.br/LivrosdeEAdownloadgratuito.htm


6 livros de Educação Ambiental para PROFESSORES da EDUCAÇÃO BÁSICA - DOWNLOAD GRATUITO


Títulos das obras disponíveis:

- Coletânea de práticas para educação ambiental: para professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

- Educação Ambiental da teoria à prática: ideias pedagógicas e roteiro educacional ambiental para professores

- Planejamento Ambiental para Professores da Pré-Escola à Terceira Série do Ensino Fundamental (3a. Edição com inclusão de detalhamento da proposta metodológica)

- Dinâmicas e Atividades para Educação Ambiental

- Dinâmicas e Atividades para Educação Ambiental - Parte II

- Vivências Educacionais com a Carta da Terra

Endereço para download:  http://www.apoema.com.br/LivrosdeEAprofessoresquarentena.htm


Acesse também:

- Blog com vídeos de leitura de histórias ecológicas para crianças 

http://historiasecologicas.blogspot.com/

Histórias:
- Vovó Gepeta, uma vovó diferente
- Rápido como um gafanhoto
- A borboleta que queria morrer
- Vai e vem
- Peixim e o Rio dos Sinos
- O martim pescador
- Na mata
- Um reino encantado por um triz
- Na praia
- A história do peixe dourado


Blog Histórias Ecológicas para Crianças

O blog foi criado para divulgação de vídeos com leitura de histórias ecológicas para crianças pequenas e grandes, e indicações de livros infantis para despertar o interesse pela leitura e sensibilizar para uma conscientização ambiental, com o objetivo de servir de instrumento pedagógico de Educação Ambiental.

Ler para crianças é algo fundamental para despertar o gosto pela leitura e é um hábito que está sendo posto de lado por várias razões. Por isto, o Programa Saber Sensível - programa experimental de vídeos do Projeto Apoema - inclui a "Hora da história para sensibilizar", escolhendo livros que estejam relacionados com questões ambientais e com percepções sobre a vida, para que possa servir, também, de recurso pedagógico para trabalhos de sensibilização com crianças.

http://historiasecologicas.blogspot.com.br/


Como melhor atender as crianças em casa neste período de quarentena?

O texto apresenta dicas e sugestões para que possamos melhor conviver com as crianças em casa, neste período de quarentena (que se inicia a partir da metade de março de 2020). A partir deste texto será aberta uma página no Face Book para troca de ideias e sugestões criativas para que as crianças possam ter o seu espaço de brincar e aprender garantidos e para dar a elas mais visibilidade neste contexto em que todos vivenciamos. É preciso muita atenção para não negligenciarmos dos cuidados essenciais, do tempo de brincar, do tempo de aprender, para evitarmos consequências indesejadas.

Acesse o texto clicando na imagem abaixo e boa leitura.

6 PONTOS PARA REFLETIR SOBRE ESTE PERÍODO DAS CRIANÇAS EM CASA

“QUANDO A ESCOLA FOI PRA CASA”

  


Revista Educação Ambiental em Ação

EDITORIAL DA 70ª EDIÇÃO DA

REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

Março-Maio/2020

É neste dia de outono, confuso e caótico, que nasce a 70ª publicação da nossa revista. Mais uma vez, apresentamos um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas para o bem viver e para uma mudança de postura da sociedade em relação ao ambiente do qual somos parte integrante. Estamos no 18º ano, portanto, trata-se de uma longa caminhada, interrompida por alguns meses e que, por ora, retomamos.

Atualmente vivenciamos acontecimentos que, para a maioria, eram inimagináveis, porém, quem trilha pela seara ambiental há algum tempo já previa que algo muito grande estava por vir, só não se sabia o quê. Então, um vírus chega, minúsculo, invisível, sorrateiro, e coloca em risco tudo o que se entende, até hoje, por sociedade, civilização, forma de estar e viver no mundo. Ele chegou, certamente por algum erro nosso, e o seu potencial nocivo evidencia que precisamos mudar. Sim, ficamos assustados, mas o importante é revertermos sensações de angústia, insegurança, medo, em ações de solidariedade, fraternidade e que cada um, do seu espaço - uma vez que, por um tempo ainda indeterminado, a maioria de nós estará nos seus “ninhos”- possa realmente fazer a sua parte nesta imprescindível mudança que está se processando.

Vamos nos reinventar! Vamos abrir a nossa consciência! Vamos aproveitar a oportunidade e arregaçar as mangas para arrumar a nossa casa comum, todos juntos! Vamos aprender com gente que faz, que vai atrás, que age, que busca, e que inspira, e esta edição está recheada de trabalhos inspiradores esperando por vocês.


Uma boa leitura!


Editores e equipe da revista

Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org


Para acessar A REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO,CLIQUE AQUI!


E-book Destaques do I PRÊMIO NACIONAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

Download gratuito

Esta publicação representa um marco na trajetória da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação (www.revistaea.org), que em 2017 completou 15 anos de atividade. Para come-morar, em agosto do mesmo ano, os editores lançaram o I PRÊMIO NACIONAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO para trazer à tona iniciativas de Educação Ambiental desenvolvidas no território nacional, para serem compartilhadas na edição de número 63 da revista. Dos trabalhos inscritos, foram indicados 20 projetos que se destacaram principalmente pelo seu grau de replicabilidade, e são estes que compõem a presente publicação.
Este e-book apresenta uma diversidade de trabalhos que foram (e alguns ainda são) desenvolvidos, tanto por acadêmicos, professores, grupos, Instituições, quanto por Organizações Governamentais e não Governamentais.
Embora tenhamos a compreensão de que quantidade não reflete qualidade, os projetos desenvolvidos alcançaram mais de 150.000 pessoas. Estas foram diretamente impactadas pelas atividades que emergiram nesta iniciativa.
As temáticas e modalidades dos projetos foram bem diversificadas, o que muito enriquece esta obra.

O livro é disponibilizado para Download gratuito. Clique na imagem abaixo para baixar o livro:

E-book Destaques do I PRÊMIO NACIONAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO


Livro GERMINANDO SEMENTES: Olhares, saberes e ações em educação ambiental

         “O livro Germinando sementes: olhares, saberes e ações em Educação Ambiental é uma obra que impressiona por indicar muitos caminhos para a realização de mudanças necessárias, a serem engendradas a partir de ambientes educacionais diversos, no resgate da valorização da vida no Planeta Terra, envolvendo diferentes instâncias da atuação humana. Esses caminhos, representados em cada capítulo, se transformam em um verdadeiro “mapa do tesouro”, pois todos se direcionam para um ponto específico, que é o de realizar práticas que evidenciem respeito pelo meio ambiente”. (Trecho do prefácio de Berenice Gehlen Adams)

Especificações:
468 páginas - 16x23 - ISBN 978-85-7656-337-2

INTERESSADOS EM ADQUIRIR, ACESSE AQUI.


Blog de ações, e laços do projeto


QUER RECEBER NOVIDADES DA APOEMA?

Acesse o link, deixa seu e-mail e pronto!


Livro em PDF, GRATUITO:

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS DA REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO.

"A publicação reúne mais de cinquenta experiências, de diferentes atores sociais que, direta ou indiretamente, possuem vínculo com a Educação Ambiental. Estas pessoas foram entrevistadas ao longo dos 12 anos da revista virtual Educação Ambiental em Ação (2002 – 2014)(www.revistaea.org). Trata-se, portanto, de uma edição comemorativa. As entrevistas aqui apresentadas são de grande importância para a Educação Ambiental, pois refletem diferentes olhares e diversas atividades desenvolvidas pelas pessoas entrevistadas. Assim, oferecem subsídios para a prática da Educação Ambiental".  Bere Adams (Autora)

DOWNLOAD GRATUITO, CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR

 


FaceBook Bere Adams / E-mail bereadams@gmail.com


A Apoema tem uma longa caminhada. Começou nos anos 90 com um projeto que se chamava Projeto Vida. Tornou-se uma empresa formal alguns anos depois, fundada em outubro de 2003. Desde então, busca colaborar para a promoção de mudanças através da Educação Ambiental. É uma empresa do ramo editorial e prestação de serviços. Além da publicação de livros, realização de eventos, produção de conteúdo, a empresa mantém o Projeto Apoema – Educação Ambiental como programa socioambiental da empresa. Foi através do projeto que nasceu, em 2000, o GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) e do GEAI nasceu a revista Educação Ambiental em Ação, em junho de 2002 (www.revistaea.org)

Além disto, a empresa evidencia a sua importância ao dar suporte didático metodológico ao Projeto Apoema - Educação Ambiental, desenvolvido desde 1993 (antigo Projeto Vida), tendo por principal objetivo a divulgação e difusão da Educação Ambiental.

 

Berenice Gehlen Adams (bereadams@gmail.com)

Apoema Cultura Ambiental © A gente cuida da Terra!

Mantenedora do Projeto Apoema - Educação Ambiental

www.apoema.com.br

Desde 1999 na rede.

Novo Hamburgo/ RS – Brasil

 

Projeto Apoema - Educação Ambiental (Projeto Socioambiental da Apoema Cultura Ambiental)

www.apoema.com.br

Rua São Luiz Gonzaga, 1159.

CEP: 93520460 - Novo Hamburgo/RS

Fone (51) 3594 9094


Berenice Gehlen Adams - bere@apoema.com.br - Coordenadora do Projeto Apoema - Educação Ambiental e Diretora da Apoema Cultura Ambiental (Apoema Produções Paradidáticas Ltda.)

Currículo plataforma lattes:  http://lattes.cnpq.br/6530570240934970