Projeto Apoema Educação Ambiental
Sugestões de Atividades Sensibilizadoras, Dinâmicas e Reflexão para Educação Ambiental
Sugestão 34
– Atividades com poemas
Objetivos: Promover integração, descontração, reflexão e momentos criativos a partir de poemas.
Público alvo:
Crianças, Adolescentes e Adultos.
Material necessário:
Poemas
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em quatro
grupos.
- Entregar um poema (abaixo)
para cada grupo.
- Cada grupo debate sobre o
poema.
- Após o debate, o monitor
solicita que inventem uma forma criativa de apresentar o poema.
- Finalizar com uma
apresentação dos grupos e conversar sobre a atividade.
Poemas para Educação
Ambiental
Autora: Berenice Gehlen Adams
Separe
Separe, separe, separe o
seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.
Separar é muito fácil
Preste muita atenção.
Todo lixo que for de plástico
Vai para o latão
Da cor...
Vermelha.
Separar é muito fácil
Preste muita atenção.
Todo lixo que for de papel
Vai para o latão
Da cor...
Azul.
Separar é muito fácil
Preste muita atenção.
Todo lixo que for de vidro
Vai para o latão
Da cor...
Verde.
Separar é muito fácil
Preste muita atenção.
Todos restos de alimento
Galhos, folhas naturais
Vão para o latão
Da cor...
Marrom.
Separe, separe, separe o
seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.
Vamos ver se
você ainda sabe?
Plástico na lata vermelha
Papel na lata azul
Vidro na lata verde
Metal na lata amarela
E na lata marrom vão os
restos de alimentos, galhos
e folhas.
Separe, separe, separe o
seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.
Diversidade
Respeitar as diferenças
De raças, culturas e crenças
Traz a paz e união
E amor no coração.
A diversidade é divertida
E muito colorida
Se todos fossem iguais
Nada seria diferente
E de repente
Tudo perderia a sua graça.
Diversidade é variedade
Diferença é distinção
Eu sou diferente de você
E somos todos irmãos.
A diversidade é divertida
Ninguém é melhor ou pior
Todos têm o seu valor
Criança, adulto, idoso
Homem ou mulher
Negro, branco ou amarelo
Essa é a variedade
Que compõem a humanidade.
Diversidade é variedade
Diferença é distinção
Eu sou diferente de você
Somos todos irmãos.
Respeitar as diferenças
De raças, culturas e crenças
Traz a paz e união
E amor no coração.
Viver para gastar?
Veja como você anda
Só pensa em comprar
Vive para trabalhar
E gastar, gastar, gastar.
Quanto mais você trabalha
Para comprar tudo o que vê
Você esquece do principal
Que é viver, viver, viver.
Você não tem tempo pra
nada
Não pode nem se divertir
Você precisa trabalhar
Para ter grana pra comprar.
E a vida vai passando
E você vai trabalhando
Vai consumindo, vai
gastando
Vai esquecendo de viver.
Quanto mais você trabalha
Para comprar tudo o que vê
Você esquece do principal
Que é viver, viver, viver.
Aqui é lugar de ampliar os
sentidos
Onde as cores são mais
vivas
Os cheiros são mais suaves
Os ruídos ecoam
E vão ao coração
Lugar de magia
Reino dos contos
De duendes e fadas
Sou um cogumelo
Sou um grilo
Sou a libélula que abraça
o arbusto
Sou a flor sino a gotejar
O orvalho da madrugada
Sou o lagarto
Que se entrega ao sol
Preguiçosamente
E sou um sapo
Que emerge do açude de
carpas
Eu, tão perto de todas as
formas de vida
E tão longe preso
Pelas grades da cidade.
Todos os poemas são de
autoria de Berenice Gehlen Adams.
Sugestão 35 – Reflexão a partir de uma frase
Berenice Gehlen Adams
Objetivos: Promover momentos de reflexão e criatividade.
Público alvo: Adolescentes e Adultos.
Material necessário: Papel para painel, canetinhas coloridas.
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em quatro grupos.
- Apresentar a seguinte frase: "Não há varinha mágica, nem mesmo a internet, que possa nos salvar da explosão populacional, do desmatamento, dos distúrbios climáticos, do envenenamento por substâncias poluentes, da extinção generalizada de espécies animais e vegetais. Teremos de querer coisas diferentes, buscar prazeres diferentes, tender para objetivos diferentes do que os que têm movido a nós e à nossa economia global" (Joanna Macy).
- Cada grupo debate sobre a frase. O monitor pode levantar algumas questões como: O que a frase significa? Por quê devemos querer coisas diferentes? Por quê devemos ter objetivos diferentes?
- Após o debate, o monitor distribui uma folha grande – papel para painel (cartolina ou papel Kraft), para cada grupo.
- Solicitar que cada grupo represente, em forma de desenho, algumas ações ou medidas que podem ser tomadas para mudanças de hábitos e atitudes mais saudáveis para o ambiente e para cada um.
- Para finalizar, cada grupo apresenta o painel de desenhos e fala sobre o que foi representado.
Sugestão
36 – Buscando
soluções para problemas ambientais locais
Objetivos: Promover momentos de reflexão, integração e criatividade.
Público
alvo:
Adolescentes e Adultos.
Material
necessário: Papel para
painel, canetinhas coloridas.
Desenvolvimento:
-
Dividir a turma em quatro grupos.
-
Apresentar, para cada grupo, a seguinte questão:
Uma
comunidade vem enfrentando problemas com o lixo. As pessoas despejam o lixo em
terrenos baldios, e, quando chove muito, esse lixo se espalha pelas ruas. Após
a chuva é aquele caos. Alguém vem pedir a ajuda de vocês para resolver o
problema. O que vocês fariam para ajudar? Discutam e escrevam no painel agumas
sugestões para minimizar este problema.
-
Cada grupo debate sobre a questão apresentada e elabora uma apresentação, de
forma criativa, no painel (pode ser em cartolina ou papel pardo), as sugestões
que encontraram para amenizar o problema.
-
Solicitar que cada grupo apresente e explique o seu painel.
Dinâmicas do livro Dinâmicas e Atividades para Educação Ambiental - Parte II
de autoria de Berenice Gehlen Adams
Projeto Apoema - Educação Ambiental & Apoema Cultura Ambiental
Algumas Dinâmicas de Grupo - Links
Dinâmicas
|
|
|
|
|
Dinâmicas extraídas do site: http://www.souprofessor.pro.br/dinamicas.htm
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO DE GRUPO
Objetivos:
a) Criar no grupo, considerado hostil, um clima positivo.
b) Integrar um grupo que resista ao treinamento.
Tamanho do Grupo:
Um número indeterminado de pessoas
Tempo Exigido:
Uma hora, aproximadamente.
Material Utilizado:
-> Um quadro-negro ou diversas cartolinas (1m x 0,50).
-> Lápis ou caneta.
-> Folhas um branco.
Ambiente Físico:
Uma sala ampla que acomode todas as pessoas.
Processo:
I. O animador, sentindo que os participantes do treinamento apresentam, na sua maioria, resistência ao curso, o que é facilmente observável, pelo comportamento ( por exemplo: no modo de agrupar-se, distante do animador), pede que formem subgrupos de três, com as pessoas mais próximas;
II. A cada subgrupo será distribuída uma folha, na qual deverão responder à seguinte pergunta: "Como vocês se sentem em estar aqui ?" Solicita-se que cada subgrupo faça uma listagem de razões;
III. A seguir o animador pedirá que cada subgrupo faça a leitura de sua listagem, que será escrita no quadro-negro ou na cartolina, caracterizando os pontos considerados positivos e negativos;
IV. Usando os mesmos "trios", o animador pede para responder à segunda pergunta: "Como vocês se sentem com a minha presença aqui? ";
V. Novamente as respostas serão lançadas no quadro-negro ou na cartolina, reealçando-se os pontos positivos e negativos;
VI. Finalmente, o animador formula a terceira pergunta: "Como vpocês se sentem em relação à pessoa que os mandou para o curso?", cujo resultadoserá lançado no quadro-negro ou cartolina, destacando novamente os aspectos positivos e negativos;
VII. A seguir, forma-se o plenário para uma análise geral das respostas dadas às três perguntas. Geralmente pode-se observar que nas respostas à primeira pergunta predominam os aspectos negativos, e na segunda ou terceira aparecem mais os positivos, o que demosntra que houve mudança de clima no curso e maior integração
Dinâmica de grupo retirada do livro: EXERCÍCIOS PRÁTICOS de Dinâmica de grupo FRITZEN, Silvino José; 18 edição, Editora Vozes, Petrópolis,RJ
Dinâmica extraída do site: http://www.uel.br/projetos/mercado/xdinamica3.htm
Página que apresenta quatro dinâmicas de grupo:
http://www.teatral.hpg.com.br/dinamicas/THPindice_dinamicas.htm
Revista Educação Ambiental em Ação - Ver Seção Dinâmicas
Dinâmicas específicas de Educação Ambiental
http://www.apoema.com.br/sugestoes.htm
Página integrante do Projeto Apoema - Educação Ambiental