Projeto Apoema – Educação Ambiental

Sugestões de Atividades Sensibilizadoras, Dinâmicas e Reflexão para Educação Ambiental


Sugestão 34  Atividades com poemas

Berenice Gehlen Adams

                       

Objetivos: Promover integração, descontração, reflexão e momentos criativos a partir de poemas.

Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.

Material necessário: Poemas

Desenvolvimento:

- Dividir a turma em quatro grupos.

- Entregar um poema (abaixo) para cada grupo.

- Cada grupo debate sobre o poema.

- Após o debate, o monitor solicita que inventem uma forma criativa de apresentar o poema.

- Finalizar com uma apresentação dos grupos e conversar sobre a atividade. 

 

Poemas para Educação Ambiental

Autora: Berenice Gehlen Adams

 

Separe

 

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

 

Separar é muito fácil

Preste muita atenção.

 

Todo lixo que for de plástico

Vai para o latão

Da cor...

Vermelha.

 

Separar é muito fácil

Preste muita atenção.

 

Todo lixo que for de papel

Vai para o latão

Da cor...

Azul.

 

Separar é muito fácil

Preste muita atenção.

 

Todo lixo que for de vidro

Vai para o latão

Da cor...

Verde.

 

Separar é muito fácil

Preste muita atenção.

 

Todos restos de alimento

Galhos, folhas naturais

Vão para o latão

Da cor...

Marrom.

 

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

 

 

Vamos ver se  você ainda sabe?

 

Plástico na lata vermelha

Papel na lata azul

Vidro na lata verde

Metal na lata amarela

E na lata marrom vão os

restos de alimentos, galhos e folhas.

 

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

 

 

Diversidade

 

Respeitar as diferenças

De raças, culturas e crenças

Traz a paz e união

E amor no coração.

 

A diversidade é divertida

E muito colorida

Se todos fossem iguais

Nada seria diferente

E de repente

Tudo perderia a sua graça.

 

Diversidade é variedade

Diferença é distinção

Eu sou diferente de você

E somos todos irmãos.

 

A diversidade é divertida

Ninguém é melhor ou pior

Todos têm o seu valor

Criança, adulto, idoso

Homem ou mulher

Negro, branco ou amarelo

Essa é a variedade

Que compõem a humanidade.

 

Diversidade é variedade

Diferença é distinção

Eu sou diferente de você

Somos todos irmãos.

 

Respeitar as diferenças

De raças, culturas e crenças

Traz a paz e união

E amor no coração.

 

 

Viver para gastar?

 

Veja como você anda

Só pensa em comprar

Vive para trabalhar

E gastar, gastar, gastar.

 

Quanto mais você trabalha

Para comprar tudo o que vê

Você esquece do principal

Que é viver, viver, viver.

 

Você não tem tempo pra nada

Não pode nem se divertir

Você precisa trabalhar

Para ter grana pra comprar.

 

E a vida vai passando

E você vai trabalhando

Vai consumindo, vai gastando

Vai esquecendo de viver.

 

Quanto mais você trabalha

Para comprar tudo o que vê

Você esquece do principal

Que é viver, viver, viver.

 

 

Sou natureza

 

Aqui é lugar de ampliar os sentidos

Onde as cores são mais vivas

Os cheiros são mais suaves

Os ruídos ecoam

E vão ao coração

Lugar de magia

Reino dos contos

De duendes e fadas

Sou um cogumelo 

Sou um grilo

Sou a libélula que abraça o arbusto

Sou a flor sino a gotejar

O orvalho da madrugada

Sou o lagarto

Que se entrega ao sol

Preguiçosamente

E sou um sapo

Que emerge do açude de carpas

Eu, tão perto de todas as formas de vida

E tão longe preso

Pelas grades da cidade.

 

Todos os poemas são de autoria de Berenice Gehlen Adams.


Sugestão 35 – Reflexão a partir de uma frase

Berenice Gehlen Adams

 

Objetivos: Promover momentos de reflexão e criatividade.

Público alvo: Adolescentes e Adultos.

Material necessário: Papel para painel, canetinhas coloridas.

Desenvolvimento:

- Dividir a turma em quatro grupos.

- Apresentar a seguinte frase: "Não há varinha mágica, nem mesmo a internet, que possa nos salvar da explosão populacional, do desmatamento, dos distúrbios climáticos, do envenenamento por substâncias poluentes, da extinção generalizada de espécies animais e vegetais. Teremos de querer coisas diferentes, buscar prazeres diferentes, tender para objetivos diferentes do que os que têm movido a nós e à nossa economia global" (Joanna Macy).

- Cada grupo debate sobre a frase. O monitor pode levantar algumas questões como: O que a frase significa? Por quê devemos querer coisas diferentes? Por quê devemos ter objetivos diferentes?

- Após o debate, o monitor distribui uma folha grande – papel para painel (cartolina ou papel Kraft), para cada grupo.

- Solicitar que cada grupo represente, em forma de desenho, algumas ações ou medidas que podem ser tomadas para mudanças de hábitos e atitudes mais saudáveis para o ambiente e para cada um.

- Para finalizar, cada grupo apresenta o painel de desenhos e fala sobre o que foi representado.


Sugestão 36  Buscando soluções para problemas ambientais locais

Berenice Gehlen Adams

                       

Objetivos: Promover momentos de reflexão, integração e criatividade.

Público alvo:  Adolescentes e Adultos.

Material necessário: Papel para painel, canetinhas coloridas.

Desenvolvimento:

- Dividir a turma em quatro grupos.

- Apresentar, para cada grupo, a seguinte questão:

Uma comunidade vem enfrentando problemas com o lixo. As pessoas despejam o lixo em terrenos baldios, e, quando chove muito, esse lixo se espalha pelas ruas. Após a chuva é aquele caos. Alguém vem pedir a ajuda de vocês para resolver o problema. O que vocês fariam para ajudar? Discutam e escrevam no painel agumas sugestões para minimizar este problema.

- Cada grupo debate sobre a questão apresentada e elabora uma apresentação, de forma criativa, no painel (pode ser em cartolina ou papel pardo), as sugestões que encontraram para amenizar o problema.

- Solicitar que cada grupo apresente e explique o seu painel.

Obs. A questão pode ser substituída por outra que tenha relação direta com a comunidade com a qual está sendo trabalhada.

Dinâmicas do livro Dinâmicas e Atividades para Educação Ambiental - Parte II 

de autoria de Berenice Gehlen Adams

Projeto Apoema - Educação Ambiental & Apoema Cultura Ambiental

www.apoema.com.br


Algumas Dinâmicas de Grupo - Links


 
 
Dinâmicas

 

Dinâmica enviada pelo Profº. Renato Góes, RN

" AUTÓGRAFOS

 

O Autógrafo pode ser aplicado com crianças, adultos ou adolescentes, sem que se altere o conteúdo moral implícito em sua mensagem.
É evidente que esse conteúdo não deve ser explicado pelo monitor e sim ser produto de ampla e muitas vezes longa discussão, após a aplicação da técnica. Seu fundamento moral vale-se do choque que provoca ao se verem seus integrantes plenamente mergulhados em uma competição egocêntrica que se opõe a um sentimento de solidariedade. Ao terminar a aplicação da técnica, os participantes percebem que intuitivamente entraram em choque competitivo, rejeitando um sentimento de solidariedade que afinal, é a mensagem mais forte de todo propósito de sensibilização."

ANTUNES, C., Manual de Técnicas - de dinâmicas de grupo, de sensibilização e de ludopedagogia. 13ª edição, Petrópolis, Vozes 1998.




Dinâmica enviada pelo Profº. Renato Goés, RN

"BRAINSTORMING

O Brainstorming ou tempestade cerebral, mais que uma técnica de dinâmica de grupo é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetivos.
De autoria de Alex Osborn foi e é por este e por seus seguidores muito utilizada nos Estados Unidos, principalmente em atividade de treinamento do pessoal, em áreas de relações humanas e publicidade e propaganda.
Diversas vezes tentamos sua aplicação em Seminários para liderança, em treinamentos de professores ou mesmo em salas de aula e os resultados mostraram-se aparentemente positivos, ainda que a técnica não deva ser produzida sistematicamente. O Brainstorming não visa a fixação de um conteúdo desenvolvido ou que conste de um texto qualquer.
O princípio no qual se apóia o Brainstorming é o de solicitar aos participantes que aparentemente idéias, as mais diversas e até mesmo descabidas, sobre um assunto qualquer colocado pelo monitor. Sua participação, durante a apresentação dessa idéias, será a de registrá-las, independente de qualquer juízo crítico sobre sua validade, e estimular a rápida sucessão de outras mais. Um exemplo proposto pelo próprio Osborn é aproveitar-se uma reunião de executivos, por exemplo, na área de publicidade e apresentar-lhes desafios aparentemente ilógicos como:
- Qual a utilidade prática de uma lâmpada queimada?
- Que outros empregos poderemos dar a um clipes?
- Como nos valer da palavras (chuva) e da palavra (matagal) para promover a venda de óleos de bronzear?
Colocando um desses problemas, cabe ao monitor, mais ou menos com um leilão, incentivar os participantes a apresentarem, em poucas palavras, as sua idéias e, eventualmente, associa-las a outras até que praticamente se esgote o manancial. Com inúmeras idéias expostas a registradas, deve então o monitor, com auxílio do grupo ir eliminando umas, aprimorando outras e assim chegar a um resultado prático."

ANTUNES, C., Manual de Técnicas - de dinâmicas de grupo, de sensibilização e de ludopedagogia. 13ª edição, Petrópolis, Vozes 1998.




Dinâmica enviada pelo Profº. Renato Goés, RN

"JOGO DAS MÃOS

Embora o Jogo das Mãos seja uma brincadeira inocente, um desafio inconseqüente, pode ser trabalhado como técnica de sensibilização na medida em que abre perspectivas muito amplas de diálogo para o grupo. Afinal sal chave é apoiada no fundamento oriental de que se dar às mãos implica numa arte que exige vontade determinação e assim o ato de segurar a mão, é puramente físico, enquanto que a idéia da doação envolve sentimentos de companheirismo mais profundo. Por essa razão é que o grupo, após algumas dificuldades iniciais, perceberá que chegará à solução de adotar uma estratégia. Assim não será difícil ao monitor mostrar que a solidariedade entre as pessoas de um grupo envolve também estratégias e somente os que estão dispostos e procurá-los poderão efetivamente solidificar seus sentimentos de companheirismo. É aplicável em qualquer faixa etária, dura menos de vinte minutos desde que se exclua um indeterminável tempo para discutí-lo e podem ser feito grupos numerosos. Desde que divididos em subgrupos de seis participantes."

ANTUNES, C., Manual de Técnicas - de dinâmicas de grupo, de sensibilização e de ludopedagogia. 13ª edição, Petrópolis, Vozes 1998.




Atividade enviada pelo Profº. Roberto da Silva Araújo

"DINÂMICAS: RÓTULOS

Faixa etária: acima de 10 anos

Objetivo: Estimular e desenvolver a empatia e a aproximação interpessoal.

Participantes: 05 a 07

Preparação:

O educador deve confeccionar um conjunto de etiquetas gomadas para cada grupo. Essas etiquetas devem conter, com letras bem visíveis, as palavras: SOU SURDO(A) - GRITE / SOU PODEROSO(A) - RESPEITE / SOU ENGRAÇADO(A) - RIA / SOU SÁBIO(A) - ADMIRE / SOU PREPOTENTE - TENHA MEDO / SOU ANTIPÁTICO(A) - EVITE / SOU TÍMIDO(A) - AJUDE.

Desenvolvimento:

Formar grupos de 05 a 07 alunos e sugerir que, durante 04 (quatro) ou 05 (cinco) minutos, discutam um tema polêmico qualquer, proposto pelo educador.

Avise que, entretanto, na testa de cada um dos integrantes do grupo será colada uma etiqueta (rótulo) e que o conteúdo da mesma deve ser levado em conta nas discussões, sem que seu possuidor, entretanto, saiba o significado.

Com os rótulos nas testas, o grupo inicia a discussão que torna-se naturalmente inviável.

Ao final do tempo, solicitar que os alunos exponham suas conclusões que é, entretanto, impossível.

Após essa tentativa, os alunos devem retirar a etiqueta e debater as dificuldades que os muitos rótulos que recebemos impõem as relações mais profundas.

A estratégia permite aprofundar os problemas de comunicação e relacionamento impostos pelos estereótipos e pelos preconceitos.

Dica:

Antes que cada aluno retire sua etiqueta da testa, o educador pode perguntar a ele se sabe qual o rótulo que carrega."

ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação da múltiplas inteligências. 3ª edição, Petrópolis, Vozes, 1999.

Dinâmicas extraídas do site: http://www.souprofessor.pro.br/dinamicas.htm


DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO DE GRUPO

Objetivos:

a) Criar no grupo, considerado hostil, um clima positivo.

b) Integrar um grupo que resista ao treinamento.

Tamanho do Grupo:

Um número indeterminado de pessoas

Tempo Exigido:

Uma hora, aproximadamente.

Material Utilizado:

-> Um quadro-negro ou diversas cartolinas (1m x 0,50).

-> Lápis ou caneta.

-> Folhas um branco.

Ambiente Físico:

Uma sala ampla que acomode todas as pessoas.

Processo:

I. O animador, sentindo que os participantes do treinamento apresentam, na sua maioria, resistência ao curso, o que é facilmente observável, pelo comportamento ( por exemplo: no modo de agrupar-se, distante do animador), pede que formem subgrupos de três, com as pessoas mais próximas;

II. A cada subgrupo será distribuída uma folha, na qual deverão responder à seguinte pergunta: "Como vocês se sentem em estar aqui ?" Solicita-se que cada subgrupo faça uma listagem de razões;

III. A seguir o animador pedirá que cada subgrupo faça a leitura de sua listagem, que será escrita no quadro-negro ou na cartolina, caracterizando os pontos considerados positivos e negativos;

IV. Usando os mesmos "trios", o animador pede para responder à segunda pergunta: "Como vocês se sentem com a minha presença aqui? ";

V. Novamente as respostas serão lançadas no quadro-negro ou na cartolina, reealçando-se os pontos positivos e negativos;

VI. Finalmente, o animador formula a terceira pergunta: "Como vpocês se sentem em relação à pessoa que os mandou para o curso?", cujo resultadoserá lançado no quadro-negro ou cartolina, destacando novamente os aspectos positivos e negativos;

VII. A seguir, forma-se o plenário para uma análise geral das respostas dadas às três perguntas. Geralmente pode-se observar que nas respostas à primeira pergunta predominam os aspectos negativos, e na segunda ou terceira aparecem mais os positivos, o que demosntra que houve mudança de clima no curso e maior integração

 

Dinâmica de grupo retirada do livro:                                                                                                                                          EXERCÍCIOS PRÁTICOS de Dinâmica de grupo                                                                                                                                  FRITZEN, Silvino José; 18 edição, Editora Vozes, Petrópolis,RJ

 

Dinâmica extraída do site: http://www.uel.br/projetos/mercado/xdinamica3.htm


 

Página que apresenta quatro dinâmicas de grupo:

http://www.teatral.hpg.com.br/dinamicas/THPindice_dinamicas.htm


Revista Educação Ambiental em Ação - Ver Seção Dinâmicas

www.revistaea.org

 


Dinâmicas específicas de Educação Ambiental

http://www.apoema.com.br/sugestoes.htm


Página integrante do Projeto Apoema - Educação Ambiental

www.apoema.com.br