Sugestões de Atividades Sensibilizadoras, Dinâmicas e Reflexão para Educação Ambiental


Sugestão 34  Atividades com poemas

Berenice Gehlen Adams

                       

Objetivos: Promover integração, descontração, reflexão e momentos criativos a partir de poemas.

Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.

Material necessário: Poemas

Desenvolvimento:

- Dividir a turma em quatro grupos.

- Entregar um poema (abaixo) para cada grupo.

- Cada grupo debate sobre o poema.

- Após o debate, o monitor solicita que inventem uma forma criativa de apresentar o poema.

- Finalizar com uma apresentação dos grupos e conversar sobre a atividade. 

 

Poemas para Educação Ambiental

Autora: Berenice Gehlen Adams

 

Separe

 

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

 

Separar é muito fácil

Preste muita atenção.

 

Todo lixo que for de plástico

Vai para o latão

Da cor...

Vermelha.

 

Separar é muito fácil

Preste muita atenção.

 

Todo lixo que for de papel

Vai para o latão

Da cor...

Azul.

 

Separar é muito fácil

Preste muita atenção.

 

Todo lixo que for de vidro

Vai para o latão

Da cor...

Verde.

 

Separar é muito fácil

Preste muita atenção.

 

Todos restos de alimento

Galhos, folhas naturais

Vão para o latão

Da cor...

Marrom.

 

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

 

 

Vamos ver se  você ainda sabe?

 

Plástico na lata vermelha

Papel na lata azul

Vidro na lata verde

Metal na lata amarela

E na lata marrom vão os

restos de alimentos, galhos e folhas.

 

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

 

 

Diversidade

 

Respeitar as diferenças

De raças, culturas e crenças

Traz a paz e união

E amor no coração.

 

A diversidade é divertida

E muito colorida

Se todos fossem iguais

Nada seria diferente

E de repente

Tudo perderia a sua graça.

 

Diversidade é variedade

Diferença é distinção

Eu sou diferente de você

E somos todos irmãos.

 

A diversidade é divertida

Ninguém é melhor ou pior

Todos têm o seu valor

Criança, adulto, idoso

Homem ou mulher

Negro, branco ou amarelo

Essa é a variedade

Que compõem a humanidade.

 

Diversidade é variedade

Diferença é distinção

Eu sou diferente de você

Somos todos irmãos.

 

Respeitar as diferenças

De raças, culturas e crenças

Traz a paz e união

E amor no coração.

 

 

Viver para gastar?

 

Veja como você anda

Só pensa em comprar

Vive para trabalhar

E gastar, gastar, gastar.

 

Quanto mais você trabalha

Para comprar tudo o que vê

Você esquece do principal

Que é viver, viver, viver.

 

Você não tem tempo pra nada

Não pode nem se divertir

Você precisa trabalhar

Para ter grana pra comprar.

 

E a vida vai passando

E você vai trabalhando

Vai consumindo, vai gastando

Vai esquecendo de viver.

 

Quanto mais você trabalha

Para comprar tudo o que vê

Você esquece do principal

Que é viver, viver, viver.

 

 

Sou natureza

 

Aqui é lugar de ampliar os sentidos

Onde as cores são mais vivas

Os cheiros são mais suaves

Os ruídos ecoam

E vão ao coração

Lugar de magia

Reino dos contos

De duendes e fadas

Sou um cogumelo 

Sou um grilo

Sou a libélula que abraça o arbusto

Sou a flor sino a gotejar

O orvalho da madrugada

Sou o lagarto

Que se entrega ao sol

Preguiçosamente

E sou um sapo

Que emerge do açude de carpas

Eu, tão perto de todas as formas de vida

E tão longe preso

Pelas grades da cidade.

 

Todos os poemas são de autoria de Berenice Gehlen Adams.


Sugestão 35 – Reflexão a partir de uma frase

Berenice Gehlen Adams

 

Objetivos: Promover momentos de reflexão e criatividade.

Público alvo: Adolescentes e Adultos.

Material necessário: Papel para painel, canetinhas coloridas.

Desenvolvimento:

- Dividir a turma em quatro grupos.

- Apresentar a seguinte frase: "Não há varinha mágica, nem mesmo a internet, que possa nos salvar da explosão populacional, do desmatamento, dos distúrbios climáticos, do envenenamento por substâncias poluentes, da extinção generalizada de espécies animais e vegetais. Teremos de querer coisas diferentes, buscar prazeres diferentes, tender para objetivos diferentes do que os que têm movido a nós e à nossa economia global" (Joanna Macy).

- Cada grupo debate sobre a frase. O monitor pode levantar algumas questões como: O que a frase significa? Por quê devemos querer coisas diferentes? Por quê devemos ter objetivos diferentes?

- Após o debate, o monitor distribui uma folha grande – papel para painel (cartolina ou papel Kraft), para cada grupo.

- Solicitar que cada grupo represente, em forma de desenho, algumas ações ou medidas que podem ser tomadas para mudanças de hábitos e atitudes mais saudáveis para o ambiente e para cada um.

- Para finalizar, cada grupo apresenta o painel de desenhos e fala sobre o que foi representado.


Sugestão 36  Buscando soluções para problemas ambientais locais

Berenice Gehlen Adams

                       

Objetivos: Promover momentos de reflexão, integração e criatividade.

Público alvo:  Adolescentes e Adultos.

Material necessário: Papel para painel, canetinhas coloridas.

Desenvolvimento:

- Dividir a turma em quatro grupos.

- Apresentar, para cada grupo, a seguinte questão:

Uma comunidade vem enfrentando problemas com o lixo. As pessoas despejam o lixo em terrenos baldios, e, quando chove muito, esse lixo se espalha pelas ruas. Após a chuva é aquele caos. Alguém vem pedir a ajuda de vocês para resolver o problema. O que vocês fariam para ajudar? Discutam e escrevam no painel agumas sugestões para minimizar este problema.

- Cada grupo debate sobre a questão apresentada e elabora uma apresentação, de forma criativa, no painel (pode ser em cartolina ou papel pardo), as sugestões que encontraram para amenizar o problema.

- Solicitar que cada grupo apresente e explique o seu painel.

Obs. A questão pode ser substituída por outra que tenha relação direta com a comunidade com a qual está sendo trabalhada.

Projeto Apoema - Educação Ambiental & Apoema Cultura Ambiental

www.apoema.com.br