A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

  percepção e prática de alunos do município de Novo Hamburgo

  

Volnei Alves Corrêa (*)

 

APRESENTAÇÃO

 

            Esta pesquisa surgiu de uma proposta de reaplicar um instrumento desenvolvido pela

professora Andréa Focesi Pelicioni ,da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A referida professora, em 1998,   defendeu sua Dissertação de Mestrado , denominada ¨Educação Ambiental na Escola – Um levantamento de percepções e práticas de estudantes de primeiro grau a respeito de meio ambiente e problemas ambientais.¨

 O universo escolhido, por mim,  foram escolas do município de Novo Hamburgo, onde, em 2001 eu estava prestando uma Consultoria para a Secretaria Municipal de Educação.

A idéia inicial era desenvolver um estudo piloto em duas ou três escolas municipais, para depois aplicar-se a todo o universo de escolas do município.

Lamentavelmente, por falta de recursos financeiros, o projeto não pode ser concluído, ficando apenas no estudo piloto.

Acredito, entretanto, que os dados resultantes deste trabalho são bastante significativos e demonstram o nível de percepção dos alunos de Novo Hamburgo, um município onde a Educação Ambiental esta em franco desenvolvimento.

 

JUSTIFICATIVA:

 

            O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, celebrado por ocasião da Conferencio Rio 92 reconhece a ¨educação como um processo dinâmico em permanente construção.¨  Reconhece ainda que a ¨Educação Ambiental para uma sustentabilidade eqüitativa é um processo de aprendizagem permanente baseado no respeito a todas as formas de vida.¨

 

            No Plano Nacional temos  a Lei 6938/81 que dispões sobre os fins, mecanismos de formulação e aplicação da Política Nacional de Meio Ambiente, em seu décimo princípio estabelece que:

 

¨Educação Ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.¨

 

            Por outro lado a Constituição de 1988 em seu artigo 225, parágrafo primeiro:

 

            ¨Promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.¨

 

            Em decorrência do preceito constitucional o Ministério da Educação e Cultura através da portaria 678 de 14/5/91, estabelece que a educação escolar deve contemplar a Educação Ambiental, permeando todo o currículo dos diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

            Finalmente a lei 9726 de 9/5/96 eu instituiu o Plano Plurianual para o quadriênio 1996/99, define como um dos principais objetivos da área de Meio Ambiente a ¨promoção da educação ambiental através d a divulgação e uso de conhecimento sobre tecnologias de gestão sustentável dos recursos naturais.¨

 

            Em 1998, a professora Andréa Focesi Pelicioni ,da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo,  defendeu sua Dissertação de Mestrado , denominada ¨Educação Ambiental na Escola – Um levantamento de percepções e práticas de estudantes de primeiro grau a respeito de meio ambiente e problemas ambientais.¨

 

         O trabalho de pesquisa foi realizado no município de Osasco, no Estado de São Paulo, com o objetivo de diagnosticar percepções e práticas de estudantes do primeiro grau para,  a partir dos resultados ,apresentar sugestões para o ensino dos conteúdos da Educação Ambiental nas Escolas do Estado de São Paulo.

Dado o interesse do assunto a professora Andréa foi contatada e consultada sobre a possibilidade de reaplicarmos a pesquisa no Rio Grande do Sul. Sua resposta foi positiva e decidimos aplicar a pesquisa nas Escolas Municipais de Novo Hamburgo

 

OBJETIVOS

 

GERAL:

 

Identificar o conhecimento dos alunos do ensino formal em relação ao meio ambiente.

 

             ESPECÍFICOS:

1.Identificar a percepção dos alunos a respeito do meio ambiente:

2. Identificar a percepção dos alunos a respeito de problemas ambientais em termos gerais e, especificamente, os existentes no município de Novo Hamburgo

3. Verificar quais atores sociais são considerados responsáveis pelo surgimento e pela resolução dos problemas ambientais

4. Verificar se estabelecem relação entre problemas ambientais, pobreza e riqueza

5. Conhecer suas práticas em relação à conservação e/ou melhoria do ambiente a que pertencem

6. Identificar a percepção dos alunos quantos às formas pelas quais as pessoas podem contribuir para melhorar e/ou conservar o meio ambiente em que vivem

7. Identificar quais as fontes de informação, sobre a temática ambiental, mais utilizada pelos alunos

 

MÉTODO

 

            Nesse estudo será usado o instrumento de coleta de dados aplicado no levantamento de dados na dissertação de mestrado da Professora Andréa Focesi Pelicioni, na Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo.

 

UNIVERSO/AMOSTRA

 

            Participaram desse estudo os alunos regularmente  matriculados em três  escolas do ensino municipal  na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

 

            Participaram da amostra alunos da quinta série do primeiro grau. A amostra é não probabilística. Está composta por 130 alunos.

 

INSTRUMENTO E PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS

 

            Foi  reaplicado o instrumento de coleta de dados utilizado na dissertação de mestrado da Profa. Andréa Focesi Pelicioni , na Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo com algumas adequações ao perfil dos alunos das escolas em estudo.

Os dados foram coletados em salas de aula sob a responsabilidade de um supervisor e o coordenador da pesquisa.

 

ANÁLISE DOS DADOS

 

            Os questionários foram aplicados em duas escolas  indicadas por técnicos da  Secretaria Municipal de Novo Hamburgo.

 

            A amostra em estudo está representada por 49,2% do sexo feminino e 50,8% do sexo masculino, com 91,2% dos alunos na faixa etária de 10 aos 12 anos.

 

            Questionados sobre os  problemas ambientais da cidade de Novo Hamburgo, 88,9%  dos alunos declararam se sentir com sua existência.

 

            A seguir foi apresentada uma listagem de itens e solicitado que o aluno indicasse o que considerava como problema ambiental.

                                   

            TABELA 01 – Distribuição de freqüência  dos Problemas Ambientais

 

            ITENS

PERCENTUAL

1.Falta de água

42,4

2.Aumento de ratos, baratas

57,6

3.Poluição das águas

88,0

4.Poeira

44,8

5.Esgoto a céu aberto

76,0

6.Fumaça de cigarros

78,4

7.Buzina

7,2

8.Lixo  a céu aberto

81,6

9.Fumaça de chaminés de industrias

85,6

10.Enchentes

52,0

11.Faixas e cartazes nas ruas

21,6

12.Fumaça de carro, ônibus e caminhão

81,6

13.Falta de áreas verdes (como parques )

56,0

14.Contaminação do solo (agrotóxicos,  fezes)

81,6

15.Transito

24,8

16.Corte de arvores, queimadas

85,6

17.Terremotos, furacões

39,2

18.Extinção de espécies animais e vegetais

30,4

19.Outros

0,0,

 

Se considerarmos aqueles itens que tiveram mais de 75% de respostas, ou seja poluição das águas (88,0%), esgoto a céu aberto (76,0%), fumaça de cigarros (78,4%), lixo a céu aberto (81,2%); fumaça de chaminés (85,6%), contaminação do solo (81,6%) e cortes de árvores e queimadas (85,6%), parece-nos bastante claro que os alunos participantes da pesquisa tem uma visão bastante clara dos problemas ambientais que afetam Novo Hamburgo.

            Na questão 13 procurou-se identificar a fonte de informações a respeito do meio ambiente. A tabela 02 apresenta os resultados .

 

                        Tabela 02 – Informações sobre meio ambiente

 

ITENS

PERCENTUAL

Livros

48,0

Revistas

48,0

Televisão

87,8

Jornais

73,2

Radio

45,5

Professor

80,5

Outras fontes

14,6

 

            Nesta tabela pode-se observar a importância da televisão como fonte de informação. Ela consegue inclusive suplantar o professor em 7,3% pontos percentuais. A terceira fonte de informações em termos percentual é os jornais.

            Na questão 14 procurou-se identificar a percepção sobre meio ambiente propriamente dito.

 

Tabela 03 – Percepção sobre meio ambiente

 

ITENS

PERCENTUAL

1.Rios, lagos, mares

95,8

2.O ser humano

72,3

3.Praças, parques

64,7

4.Ruas, calçadas, estradas

0,0

5.Ar, céu

85,7

6.Os animais

91,6

7.Construção, casas, prédios, fábricas

14,3

8.Sítios, chácaras, fazendas

69,7

9.Vegetações, terra, montanhas

89,1

10. Chuvas e ventos

73,9

11.Outros

6,7

 

            Se estabelecermos uma relação de importância a partir dos percentuais observa-se a visão contextualizada de que o meio ambiente é constituído de rios, lagos, mares (95,8 %), animais (91,6%) , vegetação,terra e montanhas (89,1%) e ar e céu (85,7%) . Em sexto lugar, após chuvas e ventos que podem ser chamadas de fenômenos da natureza, aparece o ser humano com 72,3%.

 

Tabela 04 - Solução de problemas ambientais

 

ITENS

PERCENTUAL

Os cientistas

24,3

Os partidos políticos

48,7

Você individualmente

42,6

As pessoas prejudicadas

56,5

Os políticos

48,7

As igrejas

14,8

A comunidade

63,5

O povo

76,5

As associações de bairro

55,7

As escolas

52,2

Os empresários

32,2

Os jornalistas

24,3

Os artistas

17,4

O governo

62,6

As organizações ecológicas

64,3

Outros

9,6

 

            Em resposta a esta questão 76,5 % responderam que o povo deve ajudar a resolver os problemas ambientais. Em segundo lugar aparecem as organizações ecológicas (64,3 %), seguidas pelas comunidades (63,5%) e pelo governo (62,6%). Com números aproximados aparecem as Associações de Bairro (55,7%) e as Escolas (52,2%)

  

            CONCLUSÕES

 

            Na consideração dos problemas ambientais os alunos demonstraram um bom conhecimento haja visto a existência de percentuais em todos os itens apresentados na questão 12. O elevado percentual para a poluição das águas e esgoto a céu aberto  é um indicador da consciência ecológica dos alunos.

 

            Na questão 13 aparece a televisão como grande fonte de informações sobre o meio ambiente. A questão que poderia ser levantada é se esta televisão é a por canal aberto ou sistemas fechados, tais como TV a cabo e os programas educacionais do MEC. Como segunda fonte aparecem os professores e em terceiro lugar os jornais. Creio que estes indicadores merecem uma discussão com os professores.

 

            Na questão 14 pode-se observar uma percepção bastante clara sobre o meio ambiente. Realmente observa-se que os quatros elementos aparecem com percentuais elevados nas respostas dos alunos.

 

            A  solução dos problemas ambientais começa com as pessoas. Demonstram a importância das organizações ecológicas e da própria comunidade. O governo também é considerado como responsável. Finalmente aparecem as  Associações de Bairros e as Escolas. Este último dado pode  ser conseqüência de ainda haver pouco envolvimento da Escola em ações práticas de proteção ao meio ambiente.

 

 As primeiras dez questões abertas,  apresentadas no questionário, não apresentaram nenhum resultado digno de análise. Serviram, contudo, como  base para a construção de um novo instrumento de coleta de dados a ser aplicado numa amostra contemplando todas as séries do ensino fundamental.

 

            Considerando as limitações do estudo, onde apenas duas escolas foram pesquisadas , bem como a idade dos entrevistados, pode-se dizer que o resultado foi muito bom. Serve de base para estudos mais aprofundados e permitirá uma revisão de alguns conceitos, tais como o papel da televisão e aplicações práticas de educação ambiental.

 

 

(*)        Volnei Alves Corrêa, Economista, Administrador, Mestrado em Administração.

Professor adjunto da Universidade  Federal do Rio Grande do Sul.

Professor visitante das seguintes Universidades: Unisinos, PUC/RS, Católica do Uruguay.

Facilitador da Universidade Holística Internacional – UNIPAZ, como Apresentador  do Projeto “A Arte de Viver em Paz” .

Facilitador da Organização Brahma Kumaris como apresentador do Programa “Vivendo Valores na Educação”.

 

 

                                    ANEXO O1 - QUESTIONÁRIO

 

Essa pesquisa tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos a partir da Escola, por meio do aporte de subsídios para o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal, visando à construção de uma sociedade sustentável. Solicitamos que você responda a todas as questões que serão de grande valia para o estudo.

 

Nome da Escola:_____________________________________________________________

Classe: ________________

Bairro que reside: ______________________

Sexo:  (  )1. Masculino     (  )2. Feminino     Data de nascimento: _____/_____/_________

 

1)       Para você, o que é meio ambiente?

 

2) No seu entender, o que são problemas ambientais?

 

3) De 5 exemplos de problemas ambientais?

 

4) No seu entender, existem problemas ambientais no Município de Novo Hamburgo?

(  ) Não existem

(  ) Não sei

(  ) Sim, existem. Quais?

 

Se você respondeu “não existem” ou “não sei” passe direto para questão 8. Se você respondeu “sim, existem” passe para a questão 7.

 

5) Você se incomoda com esses problemas?

(  ) Sim. Porque?______________________________________________________________

(  ) Não. Porque?______________________________________________________________

 

6) Quem são os responsáveis pelo surgimento de problemas ambientais?

 

7) Quem são os responsáveis pela solução desses problemas?

 

8) No seu entender, qual a relação existente entre pobreza e problemas ambientais?

 

9) No seu entender, qual a relação existente entre riqueza e problemas ambientais?

 

10) Como você acha que as pessoas podem colaborar para melhorar e/ou conservar o ambiente em que vivem?

 

11) O que você tem feito para melhorar e/ou conservar o ambiente em que vive?

 

12) O que você considera como problema ambiental?

(  ) Falta de água

(  ) Aumento de ratos, baratas

(  ) Poluição das águas

(  ) Poeira

(  ) Esgoto a céu aberto

(  ) Fumaça de cigarros

(  ) Buzina

(  ) Lixo  a céu aberto

(  ) Fumaça de chaminés de industrias

(  ) Enchentes

(  ) Faixas e cartazes nas ruas

(  ) Fumaça de carro, ônibus e caminhão

(  ) Falta de áreas verdes (como parques e parcas)

(  ) Contaminação do solo (por agrotóxicos, por fezes)

(  ) Transito

(  ) Corte de arvores, queimadas

(  ) Terremotos, furacões

(  ) Extinção de espécies animais e vegetais

(  ) Outros

 

13) Você costuma ter informações a respeito de meio ambiente por meio de:

(  ) Livros

(  ) Revistas

(  ) Televisão

(  ) Jornais

(  ) Radio

(  ) Professor

(  ) Outras Fontes. Quais________________________________________________________

14) O que faz parte do meio ambiente?

(  ) Rios lagos, mares

(  ) O ser humano

(  ) Praças, parques

(  ) Ruas, calcadas, estradas

(  ) Ar, céu

(  ) Os animais

(  ) Construções, casa, prédios fabricas

(  ) Sítios, chácaras, fazendas

(  ) Vegetações, terra, montanhas

(  ) Chuvas, ventos

(  ) Outros. Quais

15) No seu entender, quem deveria ajudar a resolver os problemas ambientais?

(  ) Os cientistas

(  ) Os partidos políticos

(  ) Você individualmente

(  ) As pessoas que se sentirem prejudicadas

(  ) Os políticos (os vereadores, os deputados, os senadores)

(  ) As igrejas

(  ) A comunidade unida

(  ) O povo

(  ) As Associações de Bairros

(  ) As escolas

(  ) Os empresários, os industriais

(  ) Os jornalistas

(  ) Os artistas

(  ) O governo

(  ) As organizações ecológicas

(  ) Outros. Quais


E-mail do autor: volneic@terra.com.br


Projeto Apoema - Educação Ambiental

www.apoema.com.br