A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NA ESCOLA
percepção
e prática de alunos do município de Novo Hamburgo
Esta pesquisa surgiu de uma proposta de reaplicar um instrumento
desenvolvido pela
professora Andréa Focesi Pelicioni
,da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A referida
professora, em 1998, defendeu
sua Dissertação de Mestrado , denominada ¨Educação
Ambiental na Escola – Um levantamento de percepções e práticas de
estudantes de primeiro grau a respeito de meio ambiente e problemas ambientais.¨
O
universo escolhido, por mim, foram
escolas do município de Novo Hamburgo, onde, em 2001 eu estava prestando uma
Consultoria para a Secretaria Municipal de Educação.
A
idéia inicial era desenvolver um estudo piloto em duas ou três escolas
municipais, para depois aplicar-se a todo o universo de escolas do município.
Lamentavelmente,
por falta de recursos financeiros, o projeto não pode ser concluído, ficando
apenas no estudo piloto.
Acredito,
entretanto, que os dados resultantes deste trabalho são bastante significativos
e demonstram o nível de percepção dos alunos de Novo Hamburgo, um município
onde a Educação Ambiental esta em franco desenvolvimento.
JUSTIFICATIVA:
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e
Responsabilidade Global, celebrado por ocasião da Conferencio Rio 92 reconhece
a ¨educação como um processo dinâmico em permanente construção.¨
Reconhece ainda que a ¨Educação Ambiental para uma sustentabilidade eqüitativa
é um processo de aprendizagem permanente baseado no respeito a todas as formas
de vida.¨
No Plano Nacional temos a
Lei 6938/81 que dispões sobre os fins, mecanismos de formulação e aplicação
da Política Nacional de Meio Ambiente, em seu décimo princípio estabelece
que:
¨Educação Ambiental a todos os níveis de ensino,
inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação
ativa na defesa do meio ambiente.¨
Por
outro lado a Constituição de 1988 em seu artigo 225, parágrafo primeiro:
¨Promover a Educação Ambiental
em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação
do meio ambiente.¨
Em
decorrência do preceito constitucional o Ministério da Educação e Cultura
através da portaria 678 de 14/5/91, estabelece que a educação escolar deve
contemplar a Educação Ambiental, permeando todo o currículo dos diferentes níveis
e modalidades de ensino.
Finalmente a lei 9726 de 9/5/96 eu instituiu o Plano Plurianual para o
quadriênio 1996/99, define como um dos principais objetivos da área de Meio
Ambiente a ¨promoção da educação ambiental através d a divulgação e uso
de conhecimento sobre tecnologias de gestão sustentável dos recursos naturais.¨
Em 1998, a professora Andréa Focesi Pelicioni ,da Faculdade de Saúde Pública
da Universidade de São Paulo, defendeu
sua Dissertação de Mestrado , denominada ¨Educação
Ambiental na Escola – Um levantamento de percepções e práticas de
estudantes de primeiro grau a respeito de meio ambiente e problemas ambientais.¨
O trabalho de pesquisa foi realizado no município de Osasco, no Estado
de São Paulo, com o objetivo de diagnosticar percepções e práticas de
estudantes do primeiro grau para, a
partir dos resultados ,apresentar sugestões para o ensino dos conteúdos da
Educação Ambiental nas Escolas do Estado de São Paulo.
Dado
o interesse do assunto a professora Andréa foi contatada e consultada sobre a
possibilidade de reaplicarmos a pesquisa no Rio Grande do Sul. Sua resposta foi
positiva e decidimos aplicar a pesquisa nas Escolas Municipais de Novo Hamburgo
OBJETIVOS
GERAL:
Identificar
o conhecimento dos alunos do ensino formal em relação ao meio ambiente.
ESPECÍFICOS:
1.Identificar a percepção dos alunos a respeito do meio ambiente:
2. Identificar a percepção dos alunos a respeito de problemas
ambientais em termos gerais e, especificamente, os existentes no município de
Novo Hamburgo
3. Verificar quais atores sociais são considerados responsáveis pelo
surgimento e pela resolução dos problemas ambientais
4. Verificar se estabelecem relação entre problemas ambientais, pobreza
e riqueza
5. Conhecer suas práticas em relação à conservação e/ou melhoria do
ambiente a que pertencem
6. Identificar a percepção dos alunos quantos às formas pelas quais as
pessoas podem contribuir para melhorar e/ou conservar o meio ambiente em que
vivem
7. Identificar quais as fontes de informação, sobre
a temática ambiental, mais utilizada pelos alunos
Nesse estudo será usado o instrumento de coleta de dados aplicado no
levantamento de dados na dissertação de mestrado da Professora Andréa Focesi
Pelicioni, na Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo.
Participaram desse estudo os alunos regularmente
matriculados em três escolas
do ensino municipal na cidade de
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
Participaram da amostra alunos da quinta série do primeiro grau. A
amostra é não probabilística. Está composta por 130 alunos.
Foi reaplicado o instrumento
de coleta de dados utilizado na dissertação de mestrado da Profa. Andréa
Focesi Pelicioni , na Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo
com algumas adequações ao perfil dos alunos das escolas em estudo.
Os
dados foram coletados em salas de aula sob a responsabilidade de um supervisor e
o coordenador da pesquisa.
ANÁLISE DOS DADOS
Os questionários foram aplicados em duas escolas
indicadas por técnicos da Secretaria
Municipal de Novo Hamburgo.
A amostra em estudo está representada por 49,2% do sexo feminino e 50,8%
do sexo masculino, com 91,2% dos alunos na faixa etária de 10 aos 12 anos.
Questionados sobre os problemas
ambientais da cidade de Novo Hamburgo, 88,9%
dos alunos declararam se sentir com sua existência.
A seguir foi apresentada uma listagem de itens e solicitado que o aluno
indicasse o que considerava como problema ambiental.
TABELA 01 – Distribuição de freqüência
dos Problemas Ambientais
ITENS
|
PERCENTUAL
|
1.Falta de água |
42,4 |
2.Aumento de ratos, baratas |
57,6 |
3.Poluição das águas |
88,0 |
4.Poeira |
44,8 |
5.Esgoto a céu aberto |
76,0 |
6.Fumaça de cigarros |
78,4 |
7.Buzina |
7,2 |
8.Lixo a céu aberto |
81,6 |
9.Fumaça de chaminés de
industrias |
85,6 |
10.Enchentes |
52,0 |
11.Faixas e cartazes nas ruas |
21,6 |
12.Fumaça de carro, ônibus e
caminhão |
81,6 |
13.Falta de áreas verdes (como
parques ) |
56,0 |
14.Contaminação do solo (agrotóxicos,
fezes) |
81,6 |
15.Transito |
24,8 |
16.Corte de arvores, queimadas |
85,6 |
17.Terremotos, furacões |
39,2 |
18.Extinção de espécies
animais e vegetais |
30,4 |
19.Outros |
0,0, |
Na questão 13 procurou-se identificar a fonte de informações a
respeito do meio ambiente. A tabela 02 apresenta os resultados .
Tabela 02 – Informações sobre meio ambiente
ITENS |
PERCENTUAL
|
Livros |
48,0 |
Revistas
|
48,0 |
Televisão |
87,8 |
Jornais |
73,2 |
Radio |
45,5 |
Professor |
80,5 |
Outras fontes |
14,6 |
Nesta tabela pode-se observar a importância da televisão como fonte de
informação. Ela consegue inclusive suplantar o professor em 7,3% pontos
percentuais. A terceira fonte de informações em termos percentual é os
jornais.
Na questão 14 procurou-se identificar a percepção sobre meio ambiente
propriamente dito.
ITENS
|
PERCENTUAL
|
1.Rios, lagos, mares
|
95,8 |
2.O ser humano |
72,3 |
3.Praças, parques |
64,7 |
4.Ruas, calçadas, estradas |
0,0 |
5.Ar, céu |
85,7 |
6.Os animais |
91,6 |
7.Construção, casas, prédios,
fábricas |
14,3 |
8.Sítios, chácaras, fazendas |
69,7 |
9.Vegetações, terra, montanhas |
89,1 |
10. Chuvas e ventos |
73,9 |
11.Outros |
6,7 |
Se estabelecermos uma relação de importância a partir dos percentuais
observa-se a visão contextualizada de que o meio ambiente é constituído de
rios, lagos, mares (95,8 %), animais (91,6%) , vegetação,terra e montanhas
(89,1%) e ar e céu (85,7%) . Em sexto lugar, após chuvas e ventos que podem
ser chamadas de fenômenos da natureza, aparece o ser humano com 72,3%.
Tabela 04 - Solução de problemas ambientais
ITENS |
PERCENTUAL |
Os cientistas |
24,3 |
Os partidos políticos |
48,7 |
Você individualmente |
42,6 |
As pessoas prejudicadas |
56,5 |
Os políticos |
48,7 |
As igrejas |
14,8 |
A comunidade |
63,5 |
O povo |
76,5 |
As associações de bairro |
55,7 |
As escolas |
52,2 |
Os empresários |
32,2 |
Os jornalistas |
24,3 |
Os artistas |
17,4 |
O governo |
62,6 |
As organizações ecológicas |
64,3 |
Outros |
9,6 |
Em resposta a esta questão 76,5 % responderam que o povo deve ajudar a
resolver os problemas ambientais. Em segundo lugar aparecem as organizações
ecológicas (64,3 %), seguidas pelas comunidades (63,5%) e pelo governo (62,6%).
Com números aproximados aparecem as Associações de Bairro (55,7%) e as
Escolas (52,2%)
Na consideração dos problemas ambientais os alunos demonstraram um bom
conhecimento haja visto a existência de percentuais em todos os itens
apresentados na questão 12. O elevado percentual para a poluição das águas e
esgoto a céu aberto é um
indicador da consciência ecológica dos alunos.
Na questão 13 aparece a televisão como grande fonte de informações
sobre o meio ambiente. A questão que poderia ser levantada é se esta televisão
é a por canal aberto ou sistemas fechados, tais como TV a cabo e os programas
educacionais do MEC. Como segunda fonte aparecem os professores e em terceiro
lugar os jornais. Creio que estes indicadores merecem uma discussão com os
professores.
Na questão 14 pode-se observar uma percepção bastante clara sobre o
meio ambiente. Realmente observa-se que os quatros elementos aparecem com
percentuais elevados nas respostas dos alunos.
A solução dos problemas
ambientais começa com as pessoas. Demonstram a importância das organizações
ecológicas e da própria comunidade. O governo também é considerado como
responsável. Finalmente aparecem as Associações
de Bairros e as Escolas. Este último dado pode
ser conseqüência de ainda haver pouco envolvimento da Escola em ações
práticas de proteção ao meio ambiente.
Considerando as limitações do estudo, onde apenas duas escolas foram
pesquisadas , bem como a idade dos entrevistados, pode-se dizer que o resultado
foi muito bom. Serve de base para estudos mais aprofundados e permitirá uma
revisão de alguns conceitos, tais como o papel da televisão e aplicações práticas
de educação ambiental.
(*) Volnei
Alves Corrêa, Economista, Administrador, Mestrado em Administração.
Professor
adjunto da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul.
Professor
visitante das seguintes Universidades: Unisinos, PUC/RS, Católica do Uruguay.
Facilitador
da Universidade Holística Internacional – UNIPAZ, como Apresentador
do Projeto “A Arte de Viver em Paz” .
Facilitador
da Organização Brahma Kumaris como apresentador do Programa “Vivendo Valores
na Educação”.
Essa
pesquisa tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos a partir da
Escola, por meio do aporte de subsídios para o desenvolvimento da Educação
Ambiental no ensino formal, visando à construção de uma sociedade sustentável.
Solicitamos que você responda a todas as questões que serão de grande valia
para o estudo.
Nome da
Escola:_____________________________________________________________
Classe: ________________
Bairro que reside:
______________________
Sexo: ( )1. Masculino
( )2. Feminino
Data de nascimento: _____/_____/_________
1)
Para você, o que é meio ambiente?
2) No seu entender, o que são
problemas ambientais?
3) De 5 exemplos de problemas
ambientais?
4) No seu entender, existem
problemas ambientais no Município de Novo Hamburgo?
(
) Não existem
(
) Não sei
(
) Sim, existem. Quais?
Se você respondeu “não existem” ou “não sei” passe
direto para questão 8. Se você respondeu “sim, existem” passe para a questão
7.
5) Você se incomoda com esses
problemas?
(
) Sim.
Porque?______________________________________________________________
(
) Não.
Porque?______________________________________________________________
6) Quem são os responsáveis pelo
surgimento de problemas ambientais?
7) Quem são os responsáveis pela
solução desses problemas?
8) No seu entender, qual a relação
existente entre pobreza e problemas ambientais?
9) No seu entender, qual a relação
existente entre riqueza e problemas ambientais?
10) Como você acha que as pessoas
podem colaborar para melhorar e/ou conservar o ambiente em que vivem?
11) O que você tem feito para
melhorar e/ou conservar o ambiente em que vive?
12) O que você considera como
problema ambiental?
(
) Falta de água
(
) Aumento de ratos, baratas
(
) Poluição das águas
(
) Poeira
(
) Esgoto a céu aberto
(
) Fumaça de cigarros
(
) Buzina
(
) Lixo a céu aberto
(
) Fumaça de chaminés de industrias
(
) Enchentes
(
) Faixas e cartazes nas ruas
(
) Fumaça de carro, ônibus e caminhão
(
) Falta de áreas verdes (como parques e parcas)
(
) Contaminação do solo (por agrotóxicos, por fezes)
(
) Transito
(
) Corte de arvores, queimadas
(
) Terremotos, furacões
(
) Extinção de espécies animais e vegetais
(
) Outros
13) Você costuma ter informações
a respeito de meio ambiente por meio de:
(
) Livros
(
) Revistas
(
) Televisão
(
) Jornais
(
) Radio
(
) Professor
(
) Outras Fontes.
Quais________________________________________________________
14) O que faz parte do meio
ambiente?
(
) Rios lagos, mares
(
) O ser humano
(
) Praças, parques
(
) Ruas, calcadas, estradas
(
) Ar, céu
(
) Os animais
(
) Construções, casa, prédios fabricas
(
) Sítios, chácaras, fazendas
(
) Vegetações, terra, montanhas
(
) Chuvas, ventos
(
) Outros. Quais
15) No seu entender, quem deveria
ajudar a resolver os problemas ambientais?
(
) Os cientistas
(
) Os partidos políticos
(
) Você individualmente
(
) As pessoas que se sentirem prejudicadas
(
) Os políticos (os vereadores, os deputados, os senadores)
(
) As igrejas
(
) A comunidade unida
(
) O povo
(
) As Associações de Bairros
(
) As escolas
(
) Os empresários, os industriais
(
) Os jornalistas
(
) Os artistas
(
) O governo
(
) As organizações ecológicas
(
) Outros. Quais
E-mail do autor: volneic@terra.com.br
Projeto Apoema - Educação Ambiental