Sala de Leitura 

Projeto Vida - Educação Ambiental

 

A Sala-Ambiente de Biologia

O professor, ao se deparar com a organização de uma sala específica de biologia, tem em mente imagens cristalizadas que o fazem lembrar do antigo esqueleto, quase sempre empoeirado, de alguns animais empalhados, de vidrarias e do microscópio trancafiado no armário. São materiais e recursos pedagógicos que são manipulados, quando o são, de modo pouco investigativo, resultando em pequeno avanço na compreensão de fenômenos e na construção do conhecimento.

Atualmente, o ensino de biologia valoriza o conhecimento prévio do aluno e a interação entre os fatos do cotidiano e o saber sistematizado. Em decorrência, estimula uma leitura crítica das interferências da ciência e da tecnologia na sociedade, ressaltando a necessidade de se buscar melhor qualidade de vida no planeta, através da aquisição de novos valores e atitudes.

Essa concepção de ensino pressupõe do professor a aplicação de metodologias e utilização de recursos/materiais didáticos adequados para fornecer uma aprendizagem que leve o aluno a construir o conhecimento, no lugar de receber conceitos prontos, inquestionáveis e de difícil compreensão.

O desenvolvimento/aquisição de habilidades como observar, registrar, comparar dados, propor modelos, formular hipóteses,transferir conhecimentos a novas situaçÕes de aprendizagem, interpretar e analisar gráficos, entre outros, são ferramentas essenciais para a compreensão e a construção do conhecimento e, sobretudo, para assegurar a inserção do aluno na sociedade contemporânea.

Dessa forma, a sala de aula precisa possuir uma outra concepção de uso de seu espaço no decorrer do ano letivo, transformando-se em uma sala-ambiente de biologia enriquecida com cartazes, maquetes, gráficos, tabelas, pranchas, modelos anatômicos, confecção de jornais e histórias em quadrinhos, cartazes sobre campanhas, esqueletos, produção de vídeos e fotos, aquário, terrário, globo, microscópio, vidrarias, mapas e muitos outros materiais que refletirão um espaço de aprendizagem interativo e estimulante.

A operacionalização do uso de recursos/materiais exige inicialmente a apresentação, para a classe, dos conteúdos a serem tratados no bimestre para que os alunos organizem e selecionem os materiais que atendam aos temas propostos para o período. O professor pode garantir dos alunos a co-responsabilidade na elaboração, organização e manutenção dos materiais, estabelecendo com a classe a delimitação do uso de espaços na sala, cuidados com os próprios trabalhos e com os de outras turmas.

A partir dessa organização, o professor terá a oportunidade de selecionar alguns monitores para auxiliá-lo em atividades experimentais que exigem a preparação prévia de alguns materiais. Esses monitores podem organizar um acervo, aproveitando os artigos de jornais e revistas dos trabalhos expostos e colocá-los em prateleiras, à disposição dos freqüentadores da sala-ambiente de biologia.

O laboratório é um espaço pedagógico onde os alunos experimentam e avaliam idéias, hipóteses, levantadas em classe sobre os fatos ou fenômenos naturais ou tecnológicos, presentes no dia-a-dia e que constituem objetos de estudo das ciências.

A realização das atividades experimentais na escola deve superar a prática que consiste em utilizar o laboratório apenas para demonstração e compreensão de leis e teorias científicas.

O roteiro elaborado para a realização dessas atividades não seria uma "receita pronta"; ao contrário, abriria possibilidades para o desenvolvimento da capacidade de observação, criatividade e habilidades investigativas que permitem ao aluno discutir e compreender os fenômenos científicos e sua relação com a tecnologia.

O laboratório quando concebido dessa forma, pode ser considerado uma sala-ambiente, onde o professor desenvolverá tanto atividades que necessitam para a sua realização material específico e local apropriado, quanto aquelas cujo objeto de investigação se encontre fora da sala de aula, ou mesmo, fora do âmbito escolar.

Dessa forma, a presença de novos recursos pedagógicos que facilite a produção e a exposição de materiais produzidos pelos alunos, permitirá uma abordagem abrangente e integrada do ensino de biologia.

Destinar um mural informativo que contemple artigos científicos, informações sobre o vestibular e profissões X mercado de trabalho contribui para atender aos interesses dos alunos do Ensino Médio.

O ensino de biologia será mais instigante e mais dinâmico se os alunos compreenderem melhor os mecanismos de adaptação, o comportamento e a interação existente entre as diferentes espécies. Para a observação de alguns espécimes, o uso de lupas ou de microscópio estereoscópio são recursos adequados para desenvolver essas atividades.

Outros recursos, tais como a montagem de um aquário e/ou terrário favorecem esse tipo de ensino. No entanto, esses não são os únicos recursos; a apresentação de vídeos, de dispositivos, o uso de Atlas, podem aprofundar a discussão dos fenômenos de interação existentes entre os seres vivos e seu ambiente.

A distribuição geográfica dos animais e das plantas pode ser melhor visualizada por meio do uso de mapas do Brasil, comparando-o com as dos demais continentes.

Materiais como as pranchas sobre o corpo humano, as peças anatômicas, o torso e os modelos de meiose e mitose, entre outros, são recursos pedagógicos que desenvolvem no aluno a possibilidade de comparar diferentes órgãos e sistemas, relacionar forma e função e estabelecer relações de proporcionalidade. São materiais que aproximam o modelo teórico do real e seu manuseio explora o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético.

O microscópio é um importante recurso metodológico para o estudo da célula e de tecidos. Nas salas-ambiente que não possuem mesas e/ou bancadas, pode-se utilizar um microçopio acoplado a uma TV. Nesse caso, o professor irá demonstrar pela TV, uma lâmina preparada para o conjunto da sala. A despeito de ser uma estratégia na qual o aluno não participa da preparação e manipulação do material em estudo, este recurso poderá favorecer uma melhor compreensão das estruturas celulares, pela visualização que o aparelho proporciona.

Outros recursos/materiais como jogos, computadores e multimídia, permitem explorar atividades que aprofundam e ampliam conhecimentos e promovem a capacidade de lidar com símbolos, sendo que tais habilidades são fartamente requisitadas no cotidiano dos alunos.

O professor de biologia poderá encontrar sugestões e atividades nos vários documentos elaborados pela SE/CENP, como as séries: Práticas Pedagógicas e Argumento,Vídeos e Fascículos.

O plano de aula do professor deverá contemplar estratégias de trabalho que permitam ao aluno usar vários materiais que sejam facilitadores da troca de experiências entre os alunos e com o professor. Essa estratégia fornecerá oportunidade e dados para o professor conhecer as dificuldades e intervir na aprendizagem dos alunos, promovendo um ensino eficiente e uma valorização das relações humanas.

texto elaborado por Marlene Gardel

Comentário: A sala de aula deixou de ser apenas um local com quadro negro, giz e professora passando conteúdo. Com os recursos que temos hoje em dia, transformar a sala de aula em um ambiente mais complexo é tarefa fácil, ao alcance de todos que possuam força de vontade e imaginação. As aulas devem ter mais atrativos para que se tornem mais interessantes. O professor têm capacidade suficiente para transmitir conhecimento de uma forma mais agradável e com a participação de seus alunos, seja debatendo temas atuais ou fazendo qualquer tipo de atividade que solicite o contato aluno-professor.

Colaboração de Marina Martins


                        Terra - a casa do Homem

 

É neste planeta azul e belo que se faz o milagre da vida. Não conhecemos ainda nenhum outro planeta com vida.

 Por enquanto estamos sozinhos nessa aventura. Talvez, por isso, quando olhamos para o céu nos sentimos emocionados e pequenos.

A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir destas, originaram-se as formas terrestres.

 Estes seres vivos conseguiram sobreviver na medida em que, através de tentativas e erros, desenvolveram meios de retirar água do planeta e retê-la em seus próprios organismos.

A evolução dos seres humanos sempre foi e sempre será dependente da água.

O que fazer para parar com o desperdício e com a poluição da água ?

Como nós, seres dependentes da água, poderemos ajudá-la a sobreviver ?

Mariane Lima


         

Projeto Apoema - Educação Ambiental

www.apoema.com.br