Algumas sugestões de atividades de EA para educação básica - séries alfabetizadoras
Esta atividade pode ser realizada após uma reflexão acerca das diferenças entre as pessoas (etnia, idade, sexo). (A Educação Ambiental envolve, também, o trabalho e o estudo sobre as diferentes formas de convívio social, de culturas diferentes, a fim de trabalhar o respeito as diferenças. De nada adianta trabalhar o respeito ao ambiente se não há o respeito pelas pessoas entre si.) A atividade proposta pretende trabalhar a produção textual, e para isto, enquanto é realizada a reflexão, sugere-se que o/a professor/a anote no quadro ou em mural algumas palavras que surgem na discussão. Com estas palavras, a professora sugere que as crianças construam um texto que pode ser produzido individual ou em grupos.
Esta atividade pode ser realizada após um trabalho de reflexão acerca dos hábitos de consumo. O ato de comprar deve ser um ato consciente. Vivemos na "sociedade do consumo" que gera e produz muito lixo. Ao debatermos esta questão com as crianças, estaremos colaborando para o desenvolvimento de um consumo consciente, gerando menos lixo e desperdício. A atividade pretende, também, trabalhar a produção textual, e para isto, enquanto é realizada a reflexão, sugere-se que o/a professor/a anote no quadro ou em mural algumas palavras que surgem na discussão. Com estas palavras, a professora sugere que as crianças construam um texto que pode ser produzido individual ou em grupos.
Trabalhar as diferenças sociais é importante para que possamos compreender e respeitar todas as pessoas, independente do nível social de cada uma. Esta atividade pretende abordar a questão das diferenças sociais. Da mesma maneira que as atividades anteriores, esta atividade promove a produção textual.
Esta atividade pode ser realizada após um trabalho de conscientização ambiental em relação a temáticas como: lixo, poluição, desmatamento, água, etc. Solicitar que cada aluno, após colorir a ilustração, escreva uma mensagem de cosncientização e entregue-a a uma pessoa de sua comunidade.
Atividade de caça-palavras sobre etnias. Realizar, antes, alguma atividade referente ao tema.
Atividade de colorir paisagem natural. É indicado trabalhar a temática a respeito de ambientes naturais e ambientes construídos ou urbanos, apontando diferenças e a importância da preservação de espaços naturais que servem de habitat para diversos animais e plantas.
Atividade de colorir animais encontrados em ambientes urbanos. É idicado trabalhar a temática de animais das áreas urbanas ou em ambientes construídos e animais encontrados em ambientes naturais.
Atividade de desenho. É indicado trabalhar com as crianças a temática dos animais encontrados em ambientes naturais como pássaros, borboletas, tartarugas, macacos, etc. Pode ser solicitado que as crianças digam os animais que poderiam compor a paisagem.
Atividade de colorir. A professora ou o professor pode criar uma história com as crianças a partir das gravuras e depois colorir as mesmas. Observa-se em uma das gravuras uma vovó em um espaço de horta, e a outra que ilustra um ambiente natural. Podem ser discutidas algumas questões a partir das gravuras, como por exemplo: alimentação saudável, plantação, hortas, etc.
Atividade de colorir. Apontar que os seres humanos fazem parte do ambiente, assim como plantas, animais, água, ar, terra. Cuidar do meio ambiente é cuidar de todas as formas de vida.
Atividade de colorir. A partir da gravura pode-se lançar uma reflexão acerca do que existe na Terra, o que é natural e o que é construído pelos humanos. Refletir sobre a importância do respeito por tudo e por todos.