GEAI - Grupo de Educação Ambiental da Internet

http://br.groups.yahoo.com/group/geai2002/

 

Projeto Apoema - Educação Ambiental

(Antigo Projeto Vida - Educação Ambiental)

Com o propósito de difundir maiores conhecimentos sobre Educação Ambiental e proporcionar a troca de experiências e informações, foi criada a lista de e-mail  do Projeto Apoema - Educação Ambiental no dia 19 de março de 2000. Foi oficialmente inaugurada em 05.05.2000. Foi batizada com o nome de GEAI - Grupo de Educação Ambiental da Internet.

Conheça (abaixo) o funcionamento e participe!


O que é uma lista de e-mails, como funciona e como faço para participar? Para esclarecer estas dúvidas basta ler com atenção as explicações que seguem. Participe!!!

Se você já conhece, vá direto para:

http://br.groups.yahoo.com/group/geai2002/

 

Instruções e regras para participação:

*E-mail para dúvidas:
bere@apoema.com.br  - moderação.

- Priorize assuntos relacionados ao Ambiente e Educação Ambiental.
- Responda pela lista somente quando o assunto puder interessar aos demais.
- Ao responder, selecione e apague parte do conteúdo anterior da mensagem que está sendo respondida, quando esta for muito grande.
- Não é permitido passar e-mails de propagandas, correntes, seja de qualquer assunto: vírus, campanhas, etc.
- A lista descarta anexos para maior segurança.


- Não se envolva em discussões pontuais e evite responder mensagens
desatualizadas (enviadas a mais de cinco dias).


- Quando alguém apresentar problema, será colocado/a no modo "Moderado" até que seja resolvido (esta opção está descartada, infelizmente, pois não há mais esta ferramenta no Yahoo e se for necessário, o membro será excluído do grupo se o problema estiver afetando aos demais participantes).


- A moderação não interferirá em discussões entre participantes.


- Não está autorizada a utilização dos e-mails da lista para fins de criação de outros grupos.


Não critique  algum membro publicamente por qualquer que seja a razão. Para isto utilize o e-mail particular se achar necessário.


- Colabore no bom andamento da lista. Cada um é responsável por manter
harmonia e integração

.
- Mencione sempre a fonte do texto, artigo ou notícia que envia para a lista.


- Qualquer reclamação deverá ser feita diretamente com a moderação (para facilitar, foi incluido o e-mail da moderação no rodapé das mensagens da lista).

- Ter afinidade com a temática Educação Ambiental.


"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje".- Provérbio chinês.



Berenice Gehlen Adams e Pedro Adams Júnior / Moderadores do GEAI
http://www.apoema.com.br


Propósitos, metas e objetivos do GEAI

A presente lista tem como objetivo a troca de informações e a ajuda mútua sobre a teoria e, principalmente, a prática da Educação Ambiental (EA). Aqui iremos trocar experiências, tirar dúvidas, receber informações e o que é melhor, estaremos contribuindo para difundir a EA. Para que possamos melhorar nossas condições de vida é preciso respeitar as reservas naturais, os animais, as plantas, e somente inserindo a EA em seu âmbito Global, é que nos reeducaremos para uma vida melhor.

Como se inscrever no GEAI

Para inscrever-se no Grupo de Educação Ambiental da Internet, mande um e-mail em branco para geai2002-subscribe@yahoogrupos.com.br

Veja no quadro abaixo:

Entrar na lista

Assunto principal:

As mensagens enviadas deverão tratar basicamente sobre Educação Ambiental, meio ambiente, ecologia, reciclagem, preservação e assuntos relacionados.

Assuntos off-topic:

Poderão ser enviadas mensagens com poemas e textos para reflexão e sensibilização. Não devem ser enviadas mensagens de correntes.

geai2002-subscribe@yahoogrupos.com.br

Inscrição: envie mensagem em branco e sem assunto para o endereço acima.

 


Conceito de Lista de E-mails


1) CONCEITO DE LISTA DE DISCUSSÃO  - Por discussão entende-se DEBATER tendo em vista que há um significado pejorativo embutido no conceito "discussão".

a) Conceito e Funcionamento

As Listas de Discussão são sistemas de E-Mail, muito semelhantes a correios eletrônicos utilizados em empresas de grande porte. Estes sistemas permitem a formação de grupos, voltados para discutir (entende-se DEBATER tendo em vista que há um significado pejorativo imbutido no conceito "discussão) sobre assuntos específicos, ou com finalidades distintas, através de um único E-Mail pelo qual as pessoas podem se corresponder. As mensagens enviadas para o E-Mail de uma lista, são automaticamente redistribuídas para todos os participantes que estiverem inscritos, que por sua vez poderão ler a mensagem enviada e, se lhes for conveniente, poderão respondê-la. Assim, travam-se debates sobre o assunto central do grupo, através de um E-Mail centralizado para envio e recebimento de mensagens. As Listas são os principais meios responsáveis pela difusão de informação pela Internet, além dos Web Sites disponíveis na rede.


b) Moderação da Lista

O moderador (Owner) é todo aquele que, através de qualquer meio virtual pela Internet, criou a sua própria lista. Ele é o criador e idealizador de todas as metas e propósitos da lista; dele é a responsabilidade de administrá-la, cuidar do seu bom funcionamento, e divulgá-la para os seus amigos e pessoas afins.

Todo moderador de uma lista de discussão, tem por finalidade principal realizar a manutenção constante de sua lista. Dele é a responsabilidade  orientar as pessoas, quando solicitado,  em caso de necessidade, ajudar em caso de problemas e, finalmente, manter a ordem, o respeito e a boa moral (veja o item Leis de Conduta) dentro da lista de discussão.

Exceto suas funções básicas, o moderador participa da lista como qualquer outro participante. Necessariamente, um moderador não interfere no andamento das discussões da lista, a não ser por motivo de infração das Leis de Conduta. Caso isto venha a ocorrer, o moderador pode interferir, com a finalidade única de aplicar as Leis Automáticas de Conduta.


2) LEIS AUTOMÁTICAS DE CONDUTA

a) Leis de Conduta

- Todas as opiniões devem ser respeitadas.

- Todas as crenças devem ser respeitadas.

- A cordialidade e a generosidade devem estar presentes em todos os debates.

- Ironias, críticas ofensivas e subterfúgios não serão tolerados.




b) Casos de Advertência e/ou Exclusão Direta

Um participante da lista pode ser advertido se cometeu infrações das Leis de Conduta do GEAI.

Quando um participante comete qualquer infração das Leis de Conduta, ele poderá ser, inicialmente, advertido. No caso de reincidência no problema, isto implicará na exclusão definitiva do participante, não podendo ele inscrever-se mais na lista de discussão.

O moderador tem total liberdade para excluir automaticamente um usuário da lista, independente de ter sido advertido ou não. Esta medida só é tomada em casos extremos, e visa apenas proteger a integridade moral, o respeito e a credibilidade da lista de discussão.


c) Envio de Mensagens à Lista


- Trechos de livros, textos, e artigos em geral devem apresentar as suas respectivas fontes, creditando assim, ao verdadeiro autor, o mérito pela sua obra. Inclui-se aqui o respeito aos direitos autorais.

Para maiores informações, dúvidas sobre procedimentos de inscrição/desinscrição, modo digest, funcionamento da onelist, estamos à disposição para que possamos ajudá-lo (a) e esclarecê-lo (a).

Berenice Gehlen Adams

E-Mail: bere@apoema.com.br

 

Para mais informações: bere@apoema.com.br
Enviar mensagem (após inscrito/a): geai2002@yahoogrupos.com.br
Assinar: geai2002-subscribe@yahoogrupos.com.br
Cancelar assinatura: geai2002-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

 

"A Educação Ambiental deve se constituir numa verdadeira atmosfera de escola, de vida, algo constante, como o ar que se respira."

O objetivo desta lista é a troca de experiências, de informações e ser um espaço onde possamos somar nossas esperanças por um mundo melhor, mais sadio, mais sorridente, mais equilibrado, enfim. Na lista poderemos receber e-mails, uns dos outros, simultaneamente, trocar idéias, informações,e se algum dos assuntos que estão sendo abordados não nos interessar temos o direito de simplesmente ignorarmos a mensagem deletando – a. É objetivo desta lista divulgar e difundir a EA (se alguém quiser participar para apenas receber estas mensagens, para aumentar seus conhecimentos, está igualmente convidado). Esta é uma iniciativa do Projeto Apoema – Educação Ambiental .

Esta lista foi elaborada no dia 19 de março de 2000 e inaugurada em 05/05. Vamos fazer dela um ponto de encontro, sem hora marcada, sem compromisso, ou melhor, com um só compromisso, de somarmos nossas forças para melhorarmos o mundo!

Projeto Apoema - Educação Ambiental

(Antigo Projeto Vida - Educação Ambiental)

Agradecimentos especiais a Leandro Pires, um super amigão!!!


O GEAI é parte integrante do Projeto Apoema - Educação Ambiental

www.apoema.com.br