Destaques de junho-julho de 2007.

 

Sobre o dia do Autor na Escola Municipal Jacob Kroeff Neto

No dia 19 de julho de 2007 participei do dia do autor na Escola Municipal Jacob Kroeff Neto (Novo Hamburgo/RS). Esta escola começou a desenvolver atividades com livros da Apoema por intermédio da professora Carla Koch, que faz parte do Programa Experimental de Capacitação Apoema, encerrado recentemente. Desde 2006 as professoras desta escola têm se dedicado à inserção da Educação Ambiental na rotina escolar, e pelo que pude perceber no evento, com muito sucesso.

Este evento, para mim, foi um verdadeiro marco. Ao chegar na escola, fui recebida carinhosamente por duas alunas - monitoras da biblioteca - , que me levaram a secretaria para aguardar orientações da professora Simone - a organizadora do evento. 

   

Professora Simone e Bere (Fotos cedidas pela escola)

As monitoras e Bere

Antes de entrarmos no salão, fui convidada para ver os materiais expostos nos corredores da escola, que mostravam trabalhos de Educação Ambiental das crianças, inspiradas pelas atividades desenvolvidas pelas professoras. Na entrada, um painel chamou-me a atenção, pois continha uma foto minha. De perto pude perceber que era uma montagem, um quebra-cabeça com peças quadradas, onde cada peça era colada após a realização de atividades com livros de minha autoria, conforme explicou-me a professora Simone. Isto provavelmente aguçou muito a curiosidade das crianças por me conhecerem. A peça final foi colocada dias antes do dia do autor, completando a foto da autora que iria conversar com as crianças.

O painel

Na hora de eu entrar, após a abertura oficial do evento, as crianças começaram a me chamar. Era um público de mais de duzentas crianças acompanhadas de suas professoras, e fui passando no meio delas sentindo o maior calor humano que já pude sentir até hoje. 

Calor humano

Fiz uma breve apresentação e as crianças – representadas por uma das ajudantes da biblioteca - começaram com as perguntas que versavam sobre minha trajetória, sobre personagens dos livros e sobre o prazer de escrever. Fui respondendo as questões, uma a uma, para aquela platéia encantada.

Apresentação breve

Respondendo as perguntas

Após responder as perguntas, apresentei o livro Aquecimento Global o que é isto, afinal? As ilustrações foram apresentadas em um retro-projetor e eu fui lendo o livro. 

Apresentação do livro: "Aquecimento Global o que é isto, afinal?"

Ao final, agradeci pelos aplausos e me convidaram para assistir a uma homenagem que haviam preparado para mim... Foi neste momento que pude passar de palestrante para platéia. 

Assistindo a homenagem

Pude observar todo o salão, que foi minuciosamente decorado com personagens e ilustrações dos livros da Apoema. O cenário do palco tinha como pano de fundo a pintura de uma das capas da coleção Crescendo e Aprendendo a Preservar, pintado a mão, lindíssimo. Para compor o cenário, confeccionaram, com tecido, o personagem Pedrinho e a Terrinha, símbolo do Projeto Apoema – Educação Ambiental. 

Cenário

A Terrinha

Pedrinho

A homenagem contou com uma apresentação de dança com a música Planeta Água, uma peça de teatro baseada na historinha apresentada no primeiro volume da coleção para colorir, e muitas crianças declamaram poesias de minha autoria, algumas em grupos, outras individualmente. Simplesmente inesquecível!

Dança Terra Planeta Água

Poema Separe o lixo

Peça da História sobre Ambiente

Declamação de poemas

Estar ali, naquele momento, assistindo aquela homenagem, foi o maior presente que recebi pelo trabalho que realizo. E por falar em presente, coincidentemente naquele dia alguém muito especial fazia aniversário, a professora Carla. E agora, eu quero fazer uma homenagem a ela, pois graças a ela pude vivenciar este momento maravilhoso e ver, na prática, tudo o que proponho fazer pedagogicamente. Justo no seu aniversário, eu que sou presenteada com momentos que ficarão para sempre na minha lembrança. Realmente fui pega de surpresa, pois fui pensando que faria uma palestra e recebi esta homenagem maravilhosa, que dedico carinhosamente à professora Carla.

Fica o meu profundo agradecimento à professora Simone, à Carla, à diretora Rejane, à todas as professoras, às crianças, aos pais das crianças, a todas pessoas da escola Jacob Kroeff Neto, pela valiosa oportunidade de ver e sentir a Educação Ambiental se fortalecer e se solidificar nas práticas educativas. Esta escola me emocionou!

Diretora Rejane

Platéia mágica

 

Com muito carinho,

Berenice Gehlen Adams

 

 

Mais  fotos do evento:

                        

                  

     

       

                     


Vamos todos cuidar da Terra

Berenice Gehlen Adams

Devemos mudar atitudes e posturas que temos em relação ao meio ambiente para que possamos viver de uma forma interdisciplinar, dando importância para o todo, e não somente para partes. Podemos partir do princípio do cuidado, proferido por Leonardo Boff que diz: “Esse sentimento do cuidado é que deve permear os espaços sociais, escolares ou não. Cuidar implica em respeitar, em observar, zelar, amar, que resulta em uma vida integrada com todos aqueles com os quais compartilhamos a vida”.

Falar em cuidado também significa falar em uma nova maneira de enxergar a vida. Muitas vezes, sem nos darmos conta, agimos sem o cuidado, principalmente em espaços ou com objetos que são de uso comum, de forma que somente cuidamos bem daquilo que consideramos de nossa propriedade. O princípio do cuidado é o do cuidado incondicional, é o do cuidado da vida em seu amplo contexto.

As ações que ocorrem no âmbito pessoal influenciam no âmbito social, por isto é que as atitudes individuais são tão importantes, uma vez que:

- todos nós sabemos o quanto somos influenciados pela mídia, pela propaganda, pelas novidades tecnológicas, por novos produtos. Então, tomemos cuidado com isto. Antes de adquirirmos algo, vamos refletir se realmente estamos necessitando. Vamos pensar se não há outra alternativa de produto, observar rótulos dos produtos, embalagens, como são fabricados e quais são os benefícios que estes produtos nos trarão;

- todos nós sabemos o quanto estamos nos enclausurando e nos distanciando dos amigos, familiares. Vamos pensar no porquê deste distanciamento: estamos trabalhando demais? Estamos com medo da concorrência? Da violência? Então, tomemos cuidado com esta postura de vida. Que possamos resgatar e buscar bons relacionamentos, resgatar a esperança de dias melhores para todos. Que possamos aceitar opiniões e idéias diferentes das nossas. Que possamos compreender o livre arbítrio de cada um;

- todos sabemos que existem crianças na rua, idosos mal tratados e abandonados, pessoas vivendo em condições de miséria. Se ficarmos somente assistindo a tudo isto sem nada fazer além de criticar nossos políticos, estamos, de certa forma, colaborando para a permanência desta situação. Então, tomemos cuidado com isto. Vamos buscar uma maneira de colaborar para minimizar esta situação através de doações e de atitudes solidárias como: participar de campanhas, colaborar com entidades, promover ações de caridade. Se cada um fizer um pouco, grandes transformações ocorrerão;

- todos sabemos que a água, fonte da vida, está perdendo sua potabilidade. Muitos rios estão sem vida. Se não mudarmos nossa atitude em relação ao uso da água, comprometeremos a vida das atuais e futuras gerações. Então, tomemos cuidado com a água evitando o desperdício, utilizando-a de forma racional a ponto de saciar nossas reais necessidades básicas, e

- todos sabemos do grande problema ambiental que é o lixo. A produção diária por pessoa é de 1 kg ou mais. Somos mais de 6 bilhões de pessoas a habitar a Terra. Se não houver uma redução na produção de lixo, estaremos dando continuidade para este problema. Então, tomemos cuidado com o lixo que produzimos. Que possamos observar e perceber quais os produtos podem e devem ser eliminados das nossas listas de compras. Que possamos nos tornar consumidores conscientes. Outro cuidado que devemos ter é o de separar o lixo. Uma ação simples e integrada com a reciclagem, pois facilita a triagem dos nossos resíduos para futuro reaproveitamento.

Estas são apenas algumas posturas sobre o princípio do cuidado que podemos adotar em nossas vidas. Cuidar é zelar, é preservar. Este princípio pode ser aplicado em todas as esferas de nossas vidas. Assim, o cuidar passa a ser uma atitude interdisciplinar, pois percebemos que nada ocorre de forma isolada. Portanto, cuidar é um dos mais importantes princípios que proporcionam mudanças de atitudes necessárias para a perpetuação de uma melhor qualidade de vida do planeta.

Julho/2007


Água fonte de vida...

Flávio Martins dos Santos - Maceió/AL - 16 anos

 

Tua magnificência aos homens foi cedida...

Centro de toda a existência...

Em um futuro próximo...

Deixarás de existir...

Se tudo isso continuar a se repercutir...

O homen é apedeuta...

E por esta ignorância vai pagar...

A água que lhe proporcionou a vida...

Algum dia lhe irá roubar...

A um destino doloroso e cruel caminhamos...

Muitos sem nada a se preocupar...

Apenas alguns desejando a humanidade acordar...

Coisa imprescindível, para a si próprio salvar... 


 
 
INCÊNDIO NA MATA
Sueli do Espírito Santo
 
 
Incêndio no meio da mata
entre faiscantes labaredas
não há quaisquer veredas
e o fogo tudo leva e mata
 
A natureza desolada assiste
a mãe preocupada, atenta
ao ver tamanha tormenta
tristemente chora, não resiste
 
A destruição dia-a-dia cresce
assolando o meio ambiente
por gente ainda inconsciente
que essa dádiva não reconhece

http://www.sue2001.recantodasletras.com.br


www.apoema.com.br