Projeto Apoema – Educação Ambiental

(Antigo Projeto Vida - Educação Ambiental)

Um Beija-Flor Especial

 

 

Era uma vez, um beija-flor...

Este beija-flor era um beija-flor como outro qualquer, até que um dia, vupt, bateu em uma vidraça, caiu, quebrou uma asinha e ficou se debatendo no chão, desesperado.

A dona da vidraça, ao ouvir o forte barulho da batida, foi ver o que estava acontecendo e viu a pequena ave no chão, desesperada.

"Tadinho", pensou ela ao recolhê-lo do chão. "O que farei agora com esta criaturinha tão pequenina?" perguntou para ela mesma.

Sem bem saber o que fazer, ela levou-o para o quintal na tentativa de incentivá-lo a voar, mas infelizmente ele apenas se debatia.

Com muito carinho ela ficou cuidando do beija-flor, alimentando-o com água e açúcar. Ela sabia que não é o alimento indicado mas fez isto para que a avesinha sobrevivesse.

Contatou com um veterinário (pela internet) e ele respondeu-lhe que um beija-flor que quebra a asinha não pode recuperar-se e voltar a voar, pois trata-se de uma ave muito especializada. Se algo não funciona bem em seu organismo, dificilmente sobrevive. Indicou um alimento industrializado chamado Trill, especial para beija-flores, e disse que ele não teria muito tempo de vida. "Fazer o quê?", pensou ela, triste, após ler o e-mail do veterinário...

Agora, todos os dias o beija-flor não beija mais as flores, nem pode mais voar livre pelo céu azul ou cinzento, mas ele está vivo e bem cuidado, e o alimento que mais o abastece é o carinho e a dedicação. Na verdade, a dona da vidraça sou eu... às vezes me sinto uma heroína, outras, uma vilã. Já fazem 5 dias, desde que chocou-se na vidraça, e aparenta estar bem disposto.

Ele está aqui comigo, do meu lado e sempre que posso o levo para passear e tentar voar. Não sei se ele volta a voar,  nem quanto tempo viverá, mas de uma coisa tenho certeza, que ele tem alguma lição para me ensinar...

Eis o meu querido BEIJA-FLOR:

 

 

Bere

5 de abril de 2001

 

O Tipitipi (nome dado ao beija-flor, pelo Arturzinho) nos deu adeus hoje, pela manhã (25/05). Depois de quase dois meses conosco, nos ensinando uma lição muito especial, ele se foi, voar nas outras dimensões. Sentiremos saudades.

Obrigada, Tipitipi!

Bere, Pedro, Artur, Alice e Elma.


Projeto Apoema - Educação Ambiental

www.apoema.com.br