Descrição da proposta metodológica que deu origem ao projeto
O livro Planejamento
Ambiental para Professores da Pré-escola à Terceira Série do Ensino
Fundamental oferece aos/as professores/as um roteiro temático com sugestões
de histórias e textos, para serem trabalhados com seus alunos e tem a intenção
de auxiliar na inclusão da Educação Ambiental às práticas rotineiras da
escola.
Este
planejamento levou em conta o fator seriado, tendo em vista que a atual organização
escolar está assim estruturada.
Proposta
metodológica
A proposta metodológica baseia-se, fundamentalmente, em uma metodologia de alfabetização construtivista chamada de Método da Palavração. O método de alfabetização da palavração consiste em apresentar a “palavra-chave”, de forma a despertar o interesse da criança sobre o assunto implícito na palavra-chave, trabalhando de forma diversificada o amplo universo em torno do conceito apresentado.
Tendo
em vista que todo processo de alfabetização antecede a série
“alfabetizadora” propriamente dita, ou 1a. Série, pois já na
Educação Infantil a criança começa a “ler o mundo”, o Planejamento
Ambiental sugere a introdução dos temas abordados através de histórias. Uma
característica marcante da criança desta faixa etária (5/6 anos) é o
egocentrismo, ou seja, tudo o que existe a sua volta é dela, como se o mundo
lhe pertencesse.
Na
medida em que cresce e se socializa ocorre uma maturação no sentido da forma
como vê e percebe o mundo que a cerca.
Na
proposta metodológica do Planejamento Ambiental, esta “evolução” da
estrutura emocional da criança é levada em conta, quando propõe que os mesmos
assuntos sejam apresentados, ampliando a abrangência que engloba o conceito
que, pouco a pouco, vai sendo construído e elaborado.
Sendo
um planejamento que pretende auxiliar no processo de alfabetização (processo
este que antecede a 1a. Série e continua se desenvolvendo nas demais
séries do Ensino Fundamental) e inserir o enfoque ambientalista a esta prática,
é importante trazer a tona a essência do Método da Palavração que se baseia
nos princípios do construtivismo.
Dentre
muitos métodos de alfabetização que existem, o que melhor se enquadra a uma
abordagem interdisciplinar para as séries iniciais da educação básica, bem
como a inclusão da Educação Ambiental nesta prática é o Método da Palavração.
Basicamente este método consiste em apresentar a palavra-chave e a partir do
estudo do conceito desta palavra é feita a conexão à vivência do educando.
Este método nos permite apresentar às crianças palavras que sejam
relacionadas ao ambiente e a vida de uma forma geral, bem como realizar
atividades diversas que contribuam simultaneamente para o processo da alfabetização
propriamente dita e a inclusão da Educação Ambiental dentro do contexto
educacional do educando.
É
importante destacar que o aprendizado ocorre de forma mais significativa quando
vivenciado e quando o educando sente-se parte daquilo que está estudando.
Considero necessário salientar a diferença destes métodos para que se perceba o grande distanciamento que há entre um método e outro. Como exemplo utilizarei o Método Silábico, que consiste em estudar as “famílias” silábicas das palavras, fazendo, em seguida, a comparação com o Método da Palavração.
Ao
apresentar a palavra VIDA, no Método Silábico, o próximo passo seria a separação
da palavra em sílabas: VI – DA. Partindo destas sílabas, seriam estudadas as
famílias silábicas de cada sílaba da palavra: VA-VE-VI-VO-VU e DA-DE-DI-DO-DU.
Metodologicamente a seqüência seria o estudo das junções destas duas famílias
para a formação de novas palavras: DAVI – VIVO – VIVA – DIVA, e assim
sucessivamente. Creio que com este exemplo seja possível entender como ocorre o
processo de alfabetização pelo Método Silábico, um dos métodos mais
utilizados no Brasil.
Ao
apresentar a palavra VIDA, no Método da Palavração, que consiste em estudar a
palavra e sua significação real, o próximo passo seria a conversação sobre
o assunto ou tema que apresenta a palavra. Depois da conversação, as
atividades propostas envolveriam dramatizações, vivências, atividades artísticas
e físicas, pesquisas, entre outras, sobre o tema apresentado. A palavra, em
todos os momentos, seria amplamente visualizada para a fixação da escrita às
vivências realizadas. Após estas atividades o/a professor/a convida as crianças
a formularem pequenas frases e com elas continua trabalhando o assunto, até
perceber o momento certo para apresentar um novo conceito, e assim,
sucessivamente.
Desta
forma é fácil perceber a diferença entre um método e outro, através destes
singelos exemplos. Da mesma forma que, pelo Método da Palavração a
aprendizagem se processa de forma mais significativa e com compreensão, pois
permite ler interpretando e não simplesmente decodificar símbolos como no Método
Silábico, a inserção da Educação Ambiental pode ser realizada de forma
espontânea e clara. É através das “palavras-chaves” que poderemos
apresentar assuntos que normalmente não ultrapassam os muros das escolas,
principalmente nas séries iniciais.
A
proposta metodológica é dividida em quatro etapas distintas:
A
metodologia continuista do Planejamento Ambiental é baseada em quatro conceitos
principais que são: ambiente, ecologia, preservação e reciclagem. Partindo
destes conceitos principais são trabalhados sub-conceitos. Então, abre-se um
leque de possibilidades para o/a professor/a desenvolver suas atividades de
acordo com as características de sua realidade educacional e ambiental.
Os
conceitos desenvolvidos são abordados de forma específica e interdisciplinar,
para cada série, ou seja, na Educação Infantil as atividades sugeridas
respeitam o nível de entendimento intelectual inserindo os assuntos ambientais
de forma implícita através de pequenas histórias, cabendo ao professor/a
trazer a tona os elementos ambientais que a história apresenta. Na 1a.
Série, levando em conta o processo de alfabetização, são sugeridos pequenos
textos que abordam os assuntos de forma mais específica. Na 2a. Série
os textos apresentados tornam-se mais abrangentes, tendo em vista que o grau de
compreensão desta faixa etária é maior. Por fim, na 3a. Série é
possível utilizar nomenclaturas mais específicas onde os conceitos são
desenvolvidos de forma mais aprofundada. Assim, a criança vai gradativamente
construindo a sua conscientização em relação ao papel do ser humano no
contexto do ambiente em que vive.
Temas
geradores de cada etapa e as respectivas palavras-chaves:
1.
Primeira Etapa: Ambiente
2.
Segunda Etapa: Ecologia
3.
Terceira Etapa: Preservação
4.
Quarta Etapa: Reciclagem
Para
cada etapa serão apresentadas palavras-chaves relacionadas com o “tema
gerador”:
1.
Ambiente:
Fazendo uma "costura*" com os temas abordados em AMBIENTE: O planeta TERRA é o corpo celeste que proporciona a possibilidade da vida. A NATUREZA é parte integrante do planeta Terra que é composta por componentes naturais: plantas, rios, animais, tudo o que não foi alterado pelo ser humano. As PLANTAS são importantes seres com os quais compartilhamos a vida e que garantem a sobrevivência, pois são fontes de ALIMENTOS, tanto para seres humanos como para as demais espécies animais. O AMBIENTE pode ser natural ou construído. O Ambiente construído é composto por CIDADES GRANDES e CIDADES PEQUENAS. São ambientes que foram estruturados ao longo da história da humanidade como forma de organização dos povos. As PESSOAS são espécies de animais e, dependendo do lugar onde vivem, possuem etnias ou raças diferentes. A TERRA é dividida, pelos seres humanos, em PAÍSES que são formados por diferentes povos. Assim como as pessoas têm diferentes raças, os animais têm diferentes categorias, alguns são ANIMAIS PEQUENOS, outros são ANIMAIS GRANDES.
TERRA
(planeta)
NATUREZA
PLANTAS
ALIMENTOS
CIDADE
GRANDE
CIDADE
PEQUENA
PESSOAS
PAÍSES
ANIMAIS
PEQUENOS
ANIMAIS
GRANDES
2. Ecologia:
Fazendo uma "costura" com os temas abordados em ECOLOGIA: A VIDA é um conjunto de propriedades e qualidades graças as quais animais e plantas se mantêm em contínua atividade (nesta etapa poderá ser feita a associação dos elementos trabalhados na etapa anterior: animais, plantas, pessoas). Sem vida não haveria existência na TERRA. Para que a vida possa ocorrer são necessários, portanto, elementos que proporcionem energia para os seres vivos como AR que se encontra na atmosfera que envolve a TERRA, a ÁGUA que é encontrada em diferentes lugares, podendo ser doce ou salgada, dependendo da sua origem (rio ou mar) e serve de ALIMENTO para que os organismos vivos prossigam seu ciclo. Outro fator importante para a existência da VIDA é a LUZ. A luz solar é importante fonte não só de claridade, mas também de calor e de energia. A CHUVA é essencial, pois é encarregada de distribuir água pelo planeta e sem ela os ambientes se transformariam em desertos. As FLORESTAS são ambientes naturais compostos por árvores e outras plantas. Nas FLORESTAS vivem muitas espécies animais e vegetais e ao transformarem gás carbônico em oxigênio, purificam o AR. Elas ocorrem em ambientes terrestres e normalmente são nutridas por RIOS. Os RIOS são fonte de água doce que proporcionam a vida aquática. O MAR é comporto por água salgada e também proporciona a vida aquática.
VIDA
AR
ÁGUA
ALIMENTO
LUZ
CHUVA
FLORESTA
RIO
MAR
3.
Preservação:
Fazendo uma "costura" com os temas abordados em PRESERVAÇÃO: Como sabemos, as ações humanas provocaram problemas como a EXTINÇÃO (nesta etapa poderá ser feita a associação dos elementos trabalhados nas etapas anteriores: animais, plantas, pessoas, água, ar, luz, alimento). A EXTINÇÃO DE ANIMAIS já ocorreu de forma natural através de fenômenos que inviabilizaram a vida dos Dinossauros, por exemplo, além de diversas espécies de plantas também. Hoje, com o desequilíbrio ecológico, muitos ANIMAIS E PLANTAS estão correndo o risco de EXTINÇÃO. Além de muitos problemas, o principal que afeta a saúde do planeta, das plantas, dos animais, dos rios, dos mares, dos humanos é o problema da POLUIÇÃO. POLUIÇÃO é toda e qualquer sujeira que é despejada no ambiente. Existem diferentes tipos de poluição que ocorrem por diferentes causas ocasionando problemas distintos e/ou semelhantes: A POLUIÇÃO DO AR, DA ÁGUA, DA TERRA. Pesquisas apontam que se tudo continuar como está, haverá um colapso ambiental.
ANIMAIS
EXTINTOS
ANIMAIS
E PLANTAS EM EXTINÇÃO
POLUIÇÃO
POLUIÇÃO
DO AR
POLUIÇÃO
DA ÁGUA
POLUIÇÃO
DA TERRA - LIXO
ALIMENTOS
4.
Reciclagem:
Fazendo uma "costura" com os temas abordados em RECICLAGEM: Uma das primeiras soluções avistadas pelos seres humanos para frear e minimizar os problemas da poluição foi a RECICLAGEM, apesar de estar um tanto deturpado este conceito no sentido de subentender a perpetuação de um sistema de consumo desenfreado. O QUE É RECICLAR? Reciclar é dar um novo ciclo de vida, reutilizando materiais para reduzir a extração de matéria virgem. Para reciclar é importante SEPARAR O LIXO. Esta atitude é uma das primeiras ações individuais importantes para a tomada da consciência ambiental, pois ao realizar a separação do lixo, as pessoas começam a fazer uma "leitura" do tipo de materiais que consomem e começam uma reflexão interna a partir daí. Pouco a pouco, a partir da visão do seu próprio lixo, ampliam este olhar que os fazem perceber POR QUE RECICLAR é importante.
RECICLAR
O LIXO
O
QUE É RECICLAR?
SEPARAR
O LIXO
POR
QUE RECICLAR?
Convém
esclarecer que os textos apresentados com as palavras-chaves, no CD-Rom e no
livro, servirão como ponto de partida para trabalhar questões ambientais, e
estão associados aos conteúdos programáticos da série a que se dirige,
cabendo ao professor sair do contexto puramente informativo, dando continuidade
ao assunto de acordo com os interesses e peculiaridades de sua turma e do
ambiente onde vivem. É possível acrescentar ou excluir temas propostos se os
mesmos não são referências ao contexto local da realidade do educando.
Enfoque
interdisciplinar e sugestões adicionais
Os
temas sugeridos podem ser desenvolvidos abrangendo todos os contextos onde podem
estar inseridos. É importante integralizar a Educação Ambiental aos conteúdos
curriculares e às atividades desenvolvidas rotineiramente na escola.
1
- Enfoque interdisciplinar na
Educação Infantil:
Sugestões
de atividades e confecções de materiais (confeccionados pelo/a professor/a ou
pelas crianças), para desenvolver atividades que possibilitem trabalhar as áreas:
Afetiva:
Conversações sobre: nosso relacionamento com a família, amigos, animais,
plantas; valorização de todos os seres com os quais compartilhamos a vida;
histórias infantis com animais em diferentes ambientes. Confecção de cartões
para datas comemorativas utilizando caixas de leite ou de suco, papelão de
caixas, enfeitando-os com cola e serragem, cola e palitinhos, colagem com papel
de revista, colagem com retalhos de tecido etc.
Vivência
em Grupo:
Confecção de painéis sobre papel pardo utilizando colagens de gravuras,
confecção de quebra-cabeças e jogos de memória, bolas de meia para
brincadeiras de "ovo podre" ou "o limão entrou na roda".
Comunicação:
Confecção de microfones, confecção de fichas com gravuras grandes de pessoas
realizando alguma tarefa, as quais as crianças deverão interpretar o que elas
estão fazendo e imita-las...
Movimento:
Confecção de paus com fitas de papel ou de tecido, confecção de bamboles com
pedaços de mangueira velha, confecção de pesos com garrafas descartáveis
cheias de areia para realizar diversas atividades de educação Física, confecção
de chocalhos e tambores com latas...
Necessidades:
Confecção de cartazes que apresentem as necessidades básicas dos seres vivos:
alimentação, moradia, higiene.
Criatividade:
Atividades artísticas utilizando sucata: forrar potes com materiais variados,
colagens em painéis, recorte de embalagens e montagem de álbum.
Área
Cognitiva:
Atividades de observação de elementos naturais com registro após observação.
Exemplo: observação de sementes germinando (utilizar sementes variadas que
poderão ser plantadas em potes de embalagens); observação da vegetação da
escola percebendo classificando quanto a grande/pequeno, alto/baixo,
fino/grosso, liso/áspero - o registro oral ou gráfico destas observações é
muito importante.
Área
Sensorial:
Confecção de saquinhos de pano contendo objetos diferentes para brincar de
descobrir - pelo tato - o que está no saquinho, confecção do livrinho do tato
(várias fichas de papelão com elementos colados), realizar atividades de mímicas
(imitando animais, profissões, atividades de higiene), colocar em potes alguns
elementos com cheiro para as crianças descobrirem o que está no pote (pote com
café, com vinagre, com ervas cheirosas).
Área
Espacial:
Confecção de fitas com unidades de medidas (ex: 10 palmas da mão) e medir
objetos diversos, medir crescimento de plantas com dedinhos, inventar mapas de
tesouro (esconder algo no pátio do colégio e apresentar o mapa previamente
preparado para as crianças procurarem o tesouro), contar quantos passos dados
de um determinado lugar até outro, deitar no chão da sala e desenhar com giz o
perfil da criança e da professora e medir...
Área
Temporal:
Atividades que utilizem ontem, hoje e amanhã - Confecção de cartazes de como
estava o tempo ontem, como está o tempo hoje e como as crianças acham que
estará o tempo amanhã. Confecção de um calendário mensal para ser
apresentado a cada início do mês. Observar a hora do relógio (confeccionado)
quando as crianças entram em sala de aula e como está o relógio na hora em
que saem (a professora o modifica).
Área
de Análise e de Síntese:
Confecção de dobraduras simples e observar: "era assim e ficou
assim", confeccionar um cartaz de animais filhotes e outro de animais
adultos observando como eram e como ficaram (pode ser com gravuras de crianças
e de adultos) e fazer comparações. Confeccionar jogos com seqüência lógica
classificando por tamanho, por fatos. Coletar sucata em geral e classificá-la
quanto ao seu material: plástico, papel, papelão, etc.
Figura
Fundo:
Confecção de um painel contendo diversas gravuras e brincar de procurar um
determinado elemento ou objeto.
Área
Psico-Motora:
Confeccionar jogos de memória, quebra-cabeças, realizar atividades de recorte,
colagens, montagens em espaços predeterminados pela professora, confeccionar
fichas com ordens esclarecidas às crianças e apresentá-las seqüencialmente
para que as crianças executem (ex: fichas de bater palmas, bater o pé, piscar
os olhos, emitir algum som pela boca, etc.).
Esquema
Corporal:
Confeccionar um boneco com roupas velhas preenchendo-as com jornal, confeccionar
máscaras de papel para a cabeça, confeccionar um grande quebra-cabeça com as
partes do corpo. Brincar, de dois a dois, de espelho (o que um faz o outro
imita).
Motricidade
Ampla:
Realizar atividades de corrida, competições, rodas cantadas, utilizando
objetos confeccionados com sucata: corrida com garrafas de peso leve (dependendo
o tamanho da criança por pouco peso na garrafa) - jogos com bolas de meia.
Motricidade
Fina:
Confeccionar contas com canudinhos e enfiar em cordões para fazer colares,
rasgar e picar papel de revista colado-os em espaços pré-determinados,
executar bordados com retalhos de lã em cartões perfurados pela professora.
Todas
as atividades poderão ser realizadas com muita conversação, destacando sempre
a interação que se tem com o ambiente, independente do tipo de atividade que
estivermos fazendo.
2
- Enfoque interdisciplinar no
Ensino Fundamental – séries iniciais:
Sugestões
de atividades para desenvolver atividades que possibilitem trabalhar os mesmos
temas em disciplinas distintas;
Disciplina
de Estudos Sociais:
Conteúdo - Bairro
Enquanto
enfocamos os fatores essenciais do estudo sobre bairro poderemos estudar os
aspectos ambientalistas (vegetação, limpeza, animais...).
Disciplina
de Matemática:
Conteúdo - Histórias Matemáticas / Bairro
Poderemos
fazer uso das histórias matemáticas para se introduzir questões ambientais.
Por
exemplo: Em nosso bairro existem diversos tipos de árvores. Na quadra da nossa
escola tem 15 eucaliptos, 12 amoreiras, 5 bergamoteiras e 7 palmeiras. Quantas
árvores têm ao todo? Quantas árvores são frutíferas? Quantas árvores não
são frutíferas?
Disciplina
de Português:
Conteúdo - Composição / Bairro
Sugerir
como temas de redação assuntos ligados à Educação Ambiental tais como: A
natureza do nosso bairro / Um bairro modelo / Coleta de lixo do nosso bairro...
Utilizar
textos informativos enfocando acontecimentos relacionados a Ambiente, Ecologia,
Preservação e Reciclagem, criar textos, poesias, composições e criar histórias
para peças de teatro.
Disciplina
de Educação Artística:
Conteúdo - Maquete / Bairro
Utilizar
sucata para a construção de uma maquete do bairro da escola (A Educação
Ambiental anda de "braços dados" com a Educação Artística pelo
fato de podermos utilizar o recurso da reciclagem ao desenvolvermos trabalhos
artísticos com sucata, salientando que utilizando a sucata estaremos poupando
os recursos naturais).
Disciplina
de Educação Física:
Conteúdo - Competições / Jogos
Confeccionar
objetos que poderão ser utilizados para brincadeiras e competições: Pesos com
garrafas descartáveis cheias de areia ou água, jornais para delimitar espaços
que deverão ser percorridos, bolas de meias de nylon, recheadas com jornais
amassados.
Disciplina
de Educação Musical:
Criar
músicas com as crianças sobre questões ambientais, confeccionar instrumentos
com sucata: chocalhos, tambores.
Sugestões
de materiais para confecção do/a professor/a:
§
Fantoches
com caixas, massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon, pés
de meia, velhos. Os fantoches podem ser confeccionados utilizando os materiais já
citados para formar a cabeça do personagem. Utilizam-se retalhos de tecido para
o corpo dos fantoches.
§
Fantoches
com vara utilizando copinhos de iogurte, sacos de papel, caixinhas.
§
Livros
com cartolina usada ou papelão de caixas contendo: gravuras, números e
respectivas quantidades, materiais naturais para tato (areia, folhas, raízes...),
linhas e formas geométricas.
§
Brinquedos
com caixas, garrafas plásticas, embalagens em geral - bilboquês, carrinhos,
chocalhos, caixas enfeitadas.
§
Cartazes
com cola (ou grude) com pó de café passado seco, areia, serragem.
§
Quebra-cabeças
com gravuras de jornais ou revista.
§
Mini-hortinhas
com garrafas descartáveis.
§ Minhocário com garrafas descartáveis.
§
Jogo
de boliche com bolas de meia e garrafas descartáveis.
§
Massinha
de modelar caseira.
§
Maquetes
de casas.
§
Pincéis
com lã, corda, esponja, algodão, penas de galinha.
§
Televisão
de papelão.
§
Quadrinhos
negros para uso das crianças - é só pintar um retalho de chapa de
“eucatex” com tinta preta ou verde.
§
Marionetes
com a parte interna do rolo de papel higiênico.
§
Carimbos
com madeira e cordão; e móbiles com elementos naturais.
Estes
foram apenas alguns exemplos e sugestões de atividades interdisciplinares
associando os conteúdos programáticos à EA.
Avaliação
A
avaliação ocorrerá concomitantemente ao processo de avaliação utilizado
pela escola, ressaltando a importância de o/a professor/a "avaliar"
qualitativamente, através das atividades desenvolvidas, o envolvimento, a
participação, a colaboração e a compreensão dos assuntos trabalhados,
podendo realizar também uma auto-avaliação, conduzindo o educando a uma
reflexão e a um posicionamento após cada etapa apresentada. Desta forma será
possível perceber o que não ficou claro e a partir disto reforçar assuntos
que mereçam maior atenção. A avaliação contará com um processo
cumulativo/qualitativo no que diz respeito à aquisição de conhecimentos
necessários e mudanças de atitudes para atingir a meta da conscientização
ambiental.
Dezembro/2001